Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TEODRÓMOS - ESCRITOS DO FUNDADOR DA CMSIA, CÔNEGO GINO SERAFIN

Em nosso informativo paroquial anterior, o Convivendo, colocávamos mensalmente um trecho de uma carta do nosso Patrono e Pai espiritual Santo Inácio de Antioquia. Isso foi de grande importância para a divulgação de sua vida e sua espiritualidade. A partir dessa nova experiência com o nosso novo informativo, TEODRÓMOS, isto é, o nosso CORREIO DE DEUS, caro(a) leitor(a), você terá a oportunidade de receber o tão valioso tesouro espiritual do nosso Fundador, Cônego Gino Serafin. Eis aqui, o primeiro para que você possa beber da fonte que alimenta e sacia espiritualmente toda a nossa Família Inaciana.
(Djalma Martins - PASCOM - Convento Santo Inácio Mártir )


 
04 de novembro – Dia de São Carlos Borromeu. Rio de Janeiro / 1999     
(PARTE I)
    A alegria de salvar aquilo que estava perdido! “Este recebe os pecadores e come com eles”.
     A misericórdia divina é uma constante e um compêndio de toda a história da salvação humana. É a obra de Deus que culmina em Cristo, imagem e reflexo do vulto do Pai ( Sb 11,23ss).
    O puritanismo daqueles que criticavam a Jesus, porque acolhia os pecadores que se aproximavam, não é só um problema do seu tempo ou uma questão cultural semítica, longe de nossa mentalidade.
     O puritanismo que emergia e marginalizava existe ainda hoje.
    Todos somos atores de circo, hipócritas no engano das aparências. Mesmo se o repetimos, no início de cada Eucaristia, esquecemos facilmente que somos parte de uma humanidade comunitária e eclesial que é pecadora. 
     No seu tempo, Jesus encontrou dois grupos contrários de pessoas: Os puritanos que marginalizavam os outros, isto é, os escribas e os fariseus. O segundo, dos marginalizados como parias religiosos e sociais, isto é, os pecadores, os ignorantes da lei mosaica, os publicanos, as prostitutas, etc.
     Em nenhum momento veio à mente de Cristo pôr-se no primeiro grupo como juiz do segundo. Nós, contudo o fazemos facilmente.
(Cônego Gino Serafin - Fundador dos Missionários Inacianos - CMSIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário