TEODROMOS? TEODRÓMOS?
CORREIO DE DEUS?
A ORIGEM DO NOME DO NOSSO NOVO INFORMATIVO
No capítulo 7 da carta de Santo Inácio de Antioquia a seu amigo São Policarpo, bispo de Esmirna, vemos o autor alegrar-se porque Antioquia já estava em paz.
Foi um processo lento e doloroso, o Império Romano perseguia até a morte os cristãos.
O próprio Santo Inácio de Antioquia não foi beneficiado com o avanço desse processo de pacificação. Ao contrário, foi preso, condenado e morto por ser cristão, atirado às feras num festival de horrores, num coliseu em Roma.
Mas nesse trecho da carta, vemos a alegria saltar aos olhos: é uma verdadeira boa notícia essa paz que chegava à Antioquia. Seu coração de pastor, logo quis levar adiante a mensagem e partilhar essa novidade. É um momento difícil da vida dele, preso e sendo levado a Roma, longe de Antioquia.
Mesmo assim, preocupa-se em alegrar os corações e encorajar aquela comunidade de onde foi arrancado tão violentamente.
O autor pede a seu amigo para promover uma reunião em que se escolha alguém da comunidade de Esmirna, que seja “querido” e “incansável”, para ser o mensageiro da esperança que brota daquela notícia de paz.
Pois bem, no original em grego, Inácio chama a esse mensageiro de theodrómos que, literalmente, significa “corredor de Deus”, aquele que, correndo apressado, leva uma importante mensagem. É o verdadeiro “correio de Deus”, portador da alegria, mensageiro da paz.
Inácio gosta de construir palavras. É um jeito de expressar ideias profundas subvertendo a linguagem para conseguir expressar-se, como na poesia.
Assim ele diz que os cristãos são “portadores de Deus” (theofóroi), “portadores do templo” (naofóroi), “portadores de Cristo” (christofóroi). Um veículo de notícias e comunicações entre as comunidades inacianas é uma grande oportunidade de partilha de nossa vida. Podemos fazer desse veículo um verdadeiro “theodrómos”, como foi batizado, que leva a alegria para todos, que encoraja a comunhão e a participação, que dá testemunho da vivência de nosso carisma para o mundo, que contagie mais e mais pessoas com essa esperança renovada.
Neste Ano Vocacional Inaciano, peçamos insistentemente ao Senhor que “desperte agora nossa vocação”, que reavive em nós a coragem e a “pressa” dos corredores incansáveis, para levarmos a todo mundo as boas notícias de amor, inclusão e perdão, para promovermos a vida plena a todos os homens e mulheres!
Ao mais novo e promissor correio de comunicação e partilha “TEODRÓMOS” e a todos os que se dedicarão à sua continuidade e ampliação, desejamos perseverança!
Inácio nos entusiasma, concluindo aquele trecho da carta a Policarpo: “Confio na graça, estais prontos para cumprir a obra que conduz a Deus.”
(Frei Guilherme Pereira Anselmo Júnior, SIA.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário