Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TEODRÓMOS (CORREIO DE DEUS). VEJA O SIGNIFICADO DO NOVO JORNAL DAS COMUNIDADES INACIANAS DE BAURU

TEODROMOS?  TEODRÓMOS? 
CORREIO DE DEUS?
A ORIGEM DO NOME DO NOSSO NOVO INFORMATIVO
    No capítulo 7 da carta de Santo Inácio de Antioquia a seu amigo São Policarpo, bispo de Esmirna, vemos o autor alegrar-se porque Antioquia já estava em paz.
    Foi um processo lento e doloroso, o Império Romano perseguia até a morte os cristãos.
     O próprio Santo Inácio de Antioquia não foi beneficiado com o avanço desse processo de pacificação. Ao contrário, foi preso, condenado e morto por ser cristão, atirado às feras num festival de horrores, num coliseu em Roma.
    Mas nesse trecho da carta, vemos a alegria saltar aos olhos: é uma verdadeira boa notícia essa paz que chegava à Antioquia. Seu coração de pastor, logo quis levar adiante a mensagem e partilhar essa novidade. É um momento difícil da vida dele, preso e sendo levado a Roma, longe de Antioquia.
    Mesmo assim, preocupa-se em alegrar os corações e encorajar aquela comunidade de onde foi arrancado tão violentamente.
     O autor pede a seu amigo para promover uma reunião em que se escolha alguém da comunidade de Esmirna, que seja “querido” e “incansável”,  para ser o mensageiro da esperança que brota daquela notícia de paz.
    Pois bem, no original em grego, Inácio chama a esse mensageiro de theodrómos que, literalmente, significa “corredor de Deus”, aquele que, correndo apressado, leva uma importante mensagem. É o verdadeiro “correio de Deus”, portador da alegria, mensageiro da paz.
    Inácio gosta de construir palavras. É um jeito de expressar ideias profundas subvertendo a linguagem para conseguir expressar-se, como na poesia.
     Assim ele diz que os cristãos são “portadores de Deus” (theofóroi), “portadores do templo” (naofóroi), “portadores de Cristo” (christofóroi). Um veículo de notícias e comunicações entre as comunidades inacianas é uma grande oportunidade de partilha de nossa vida. Podemos fazer desse veículo um verdadeiro “theodrómos”, como foi batizado, que leva a alegria para todos, que encoraja a comunhão e a participação, que dá testemunho da vivência de nosso carisma para o mundo, que contagie mais e mais pessoas com essa esperança renovada.
    Neste Ano Vocacional Inaciano, peçamos insistentemente ao Senhor que “desperte agora nossa vocação”, que reavive em nós a coragem e a “pressa” dos corredores incansáveis, para levarmos a todo mundo as boas notícias de amor, inclusão e perdão, para promovermos a vida plena a todos os homens e mulheres!
    Ao mais novo e promissor correio de comunicação e partilha “TEODRÓMOS” e a todos os que se dedicarão à sua continuidade e ampliação, desejamos perseverança!
    Inácio nos entusiasma, concluindo aquele trecho da carta a Policarpo: “Confio na graça, estais prontos para cumprir a obra que conduz a Deus.”
(Frei Guilherme Pereira Anselmo Júnior, SIA.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário