Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RETIRO DOS CONSAGRADOS INACIANOS


O último retiro dos Consagrados Inacianos no dia 20 de novembro de 2011, começou com orações na Capela do convento Santo Inácio Mártir.
Tivemos a oportunidade de refletir sobre os nossos entes e amigos queridos falecidos. Esses momentos são necessários, dada a vida corrida e o barulho que nos cerca. No silêncio das orações, em nossas preces junto a Deus, pedimos a luz eterna para os que já repousam em Cristo Jesus. 
Noutro momento do encontro, Frei Alfredo apresentou à família Inaciana o novo Estatuto. Importantes e significativas alterações para o terceiro ramo inaciano são propostas. O essencial não muda, mas as mudanças são necessárias para que todos compreendam ainda melhor a sua vida consagrada: compromissos, direitos e deveres.
Explicou que a mudança já começa pelo nome do Consagrado que passa a ser “OBLATO INACIANO”. Conforme consta do Estatuto em seu artigo 1º: “O (a) Oblato (a) Inaciano (a) é o cristão batizado que, chamado por Deus, procura viver coerentemente o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia dentro das Constituições e do Regimento Interno da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia (CMSIA); nos ditames do carisma e espiritualidade inaciana, encontra alimento e estímulo para tender à perfeição evangélica e à glorificação do Criador”.
Assim, o Oblato deve ter comunhão com a CMSIA. Identificar-se com o jeito de ser Inaciano, em uma comunhão de espírito e laços espirituais.
Para o ingresso no 3º ramo da Família Inaciana, o candidato, antes de se tornar Oblato, percorrerá um período de preparação, primeiramente, como Postulante e depois como Noviço.
Outras importantes alterações, consta do processo eletivo para a presidência e Coordenação da Fraternidade Inaciana dos Oblatos, que passa a ser a cada três anos, e, a presidência, que será composta por 06 (seis) cargos.
Alterações nas insígnias também são previstas, vestimenta que será usada nas celebrações e momentos solenes da nossa Congregação. 
Após esse contato com o novo estatuto, a Família Inaciana de Bauru e representantes da Fraternidade de São Paulo se reunirão no dia 17 de dezembro para propor sugestões e sanar dúvidas.
No dia 18 de dezembro, teremos a Assembléia para aprovação do novo Estatuto e Eleição da nova Coordenação da fraternidade dos leigos consagrados de Bauru. Finalizamos este momento forte de espiritualidade e estudo com o tradicional almoço com a fraternidade inaciana, e o encerramento, à noite, com a Celebração da Santa Missa, na matriz de Santa Luzia. Rogamos a Deus, para que tudo seja feito da melhor forma e estejamos integrados e engajados nos propósitos da nossa consagração. (Sônia Néri - Coordenadora dos Leigos consagrados Inacianos de Bauru)







































Nenhum comentário:

Postar um comentário