Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FESTA SANTO INÁCIO - NO CONVENTO DA CMSIA EM BAURU - 17/10/2013

FESTA SANTO INÁCIO 
NO CONVENTO DA CMSIA EM BAURU - 17/10/2013




















































































DIA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
            O mês de outubro é mais do que propício para se celebrar a festa do patrono de Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia, pois a Igreja lembra as missões e seu papel fundamental para a evangelização.
            Nas três semanas que antecederam a festa, celebramos em todas as comunidades inacianas o Tríduo em honra a Santo Inácio Mártir. Também na preparação para a festa, as crianças da catequese e os jovens do grupo Santa Maria Goretti da paróquia Santa Luzia, guiados por frei Johnny Costa, puderam também conhecer um pouco da história de Santo Inácio e compreender a importância de sua espiritualidade para nossa Congregação e para todas as nossas comunidades. Nestas ocasiões aprofundamos e refletimos a rica espiritualidade deste mártir da Igreja. Inácio de Antioquia é o doutor da Unidade, como bem nos exortou certa vez nosso papa emérito Bento XVI. Pregava uma unidade baseada na obediência ao Pai, isto é, fazer a vontade de Deus nos coloca no seu tom, nos faz ter o mesmo ideal e, por isso, cumpridores de sua vontade.
            Inácio também foi um grande missionário, pois durante o trajeto de Antioquia a Roma, escreveu sete cartas às diversas comunidadese a seu amigo, o bispo de Esmirna, São Policarpo. Nestas cartas, a mais bela herança do santo, podemos absorver um espírito de pertença à Igreja e ao cumprimento de sua doutrina, como também um amor incondicional pelo Cristo crucificado, demonstrado por ele no seu martírio, quando devorado pelas feras no Coliseu, em Roma. Esta prova de amor que Inácio deu pelo Reino nos faz pensar o quanto ainda nós precisamos caminhar para sermos chamados de discípulos e o quanto ainda estamos presos aos bens terrenos. Importa-nos caminhar tenho Cristo como meta.
            No dia da festa, a comunidade do Convento Santo Inácio Mártir, desde a parte da manhã, se reuniu e viveu momentos de pura espiritualidade inaciana com as Laudes Solenes e benção do Santíssimo; um sarau, onde nos aprofundamos na vida de santo Inácio de uma forma mais voltada ao nosso viver vocacional dentro da CMSIA, como também o sentido de seu martírio e o legado deixado por ele. Durante o almoço confraternizamos e tarde nos divertimos em comunidade praticando esportes.
            À noite celebramos a Santa Missa Solene em honra ao nosso Padroeiro, presidida pelo superior geral, frei Guilherme Pereira Anselmo Jr, que na ocasião estava presente em Bauru para realizar a Visita Canônica nas paróquias Santa Luzia e São Paulo Apóstolo. A celebração contou com a presença de todos os frades e formandos de Bauru, como também dos Oblatos, paroquianos e amigos da Congregação. Durante a Missa os frades de votos perpétuos renovaram sua consagração. Após a Eucaristia nos reunimos para um delicioso jantar.
            Agradecemos a todos os que estiveram envolvidos desde o início do Tríduo até a conclusão da festa. Que santo Inácio de Antioquia - bispo e mártir interceda por todos e ensine-nos como ser verdadeiros discípulos do Mestre Jesus, da Cruz até a sua Glória.
Frei Djalma Moraes – Noviço
(PasCom - Convento Santo Inácio Mártir

Nenhum comentário:

Postar um comentário