Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


domingo, 16 de dezembro de 2012

ALEGRAI-VOS!


(Liturgia do Terceiro Domingo do Advento)

O terceiro Domingo do Advento é tradicionalmente denominado com o nome latino: “Domenica gaudete”. Poderíamos traduzir esta expressão como Domingo do “Alegrai-vos”.
O motivo desse título, “Domingo da Alegria” é encontrado nas leituras que são proclamadas na missa.
Na primeira leitura (Sf 3,14-18a) há um convite explicito: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém”!
No Salmo Responsorial (Is 12) o conceito ecoa e se amplia: Exultai cantando alegres habitantes de Sião”.
Na segunda leitura (Fl 4,4-7) São Paulo repete o apelo: “Irmãos! Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos”.
No Evangelho (Lc 3,10-18) volta o conceito e ainda se fala do anúncio de uma “boa notícia”.
Sabemos que as boas notícias, geralmente, suscitam alegria, fazem o povo se alegrar.
O missal Romano recorda aos sacerdotes que, neste dia, podem usar os paramentos de cor rosa. É como se a cor do Advento, o roxo, cedesse por um domingo o seu lugar à outra cor, mais leve, mais alegre.
Podemos dizer, portanto, que hoje o tema da liturgia é, sem dúvida, a alegria. Tudo nos fala de alegria e de esperança.
Mas quais são os motivos pelos quais devemos estar contentes e plenos de alegria?
O primeiro motivo nos é apresentado pelo Profeta Sofonias: O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva”. Então, devemos nos alegrar porque Deus está do nosso lado, Ele não quer nos condenar, mas, pelo contrário, quer nos salvar!
Deus deseja nos renovar com o Seu amor e quer garantir para nós uma vida sem desgraças. Podemos dizer que a presença de Deus nos nossos caminhos, a Sua vinda no meio de nós, o fato de que somos objeto do Seu amor são todas “boas notícias” que devem nos trazer alegria e suscitar um sorriso em nossos lábios.
O primeiro motivo de alegria para os cristãos é, portanto, inerente ao sentido do Tempo do Advento: Deus ama o ser humano e o considera importante, vai à sua procura e vem para salvá-lo e renová-lo! Em síntese, é motivo de alegria saber que somos esse objeto do amor especial de Deus e que somos importantes para Deus.
Um segundo motivo de alegria é expresso por São Paulo: o Senhor está para chegar. “O Senhor está próximo”!  Falta pouco para a Sua vinda!
O homem moderno desaprendeu a esperar! Deseja ter tudo e rápido! Para nós, geralmente, não é uma coisa muito boa ter que esperar. Não gostamos de esperar! Não fomos acostumados a descobrir a beleza da espera, a alegrar-nos pela espera de algo bom.
Contudo, a Palavra de Deus nos exorta hoje a esforçar-nos numa nova direção. Trata-se de aprender a descobrir como pode ser boa a espera que é animada pela esperança.
O Senhor está próximo”! O Senhor está para chegar. Este Tempo do Advento nos convida a ficarmos contentes porque estamos vivendo uma espera cheia de esperança!
Também é motivo de alegria aprender a esperar. Se nos educamos a nos preparar bem, a não tomar atalhos, a não ceder ao capricho de querer tudo rapidamente, podemos descobrir que nisso há a alegria e que mesmo o tempo de espera, de preparação, do desejo de alcançar certo objetivo, é motivo de crescimento espiritual e de maturidade.
Este segundo motivo de alegria também é típico do Tempo do Advento, no qual a Igreja procura ensinar-nos a valorizar a espera e a paciência.
Um terceiro motivo de alegria é a “boa notícia”, isto é, a Pessoa de Jesus Cristo. Este é o motivo mais importante de todos!
Escutamos no Evangelho o anúncio de João Batista. É chegada a plenitude dos tempos. Chega, finalmente, o Messias. O Messias não é simplesmente um profeta como tantos outros, ou alguém que anuncia a penitência com um batismo de água, através de um rito penitencial.
Pelo contrário, é alguém que muda a história, que batiza com o Espírito Santo e com fogo, que tem poder de fazer justiça definitiva e orientar, num sentido novo, a história humana.
O Messias é o próprio Deus que vem entre nós, que nos dá o dom do Seu Espírito, nos oferece a Sua própria vida, dando um novo sentido à vida de todo homem.
A alegria dos cristãos nasce, portanto, da Boa Notícia de que Deus decidiu tornar-se gente como nós, entrando no nosso mundo e fazendo-se nosso companheiro de viagem, nosso irmão, próximo de cada um de nós.
Não mandou um representante Seu, nem delegou alguém para vir nos visitar, mas Ele mesmo veio, pessoalmente! Por isso somos convidados a acolhê-Lo com alegria e a alegrar-nos pelo Evangelho, isto é, por essa Boa Notícia.
O Tempo do Advento é tempo de alegria porque nos prepara para a vinda do próprio Deus, pessoalmente, no meio de nós! Neste domingo somos chamados a redescobrir três motivos fundamentais da alegria cristã.
O primeiro é que somos importantes aos olhos de Deus, depois, porque vivemos numa espera útil a nós mesmos e cheia de esperança, e por último, mas não menos importante, porque sabemos que Deus vem nos visitar pessoalmente.
A Palavra de Deus nos convida a cultivar essa alegria porque ela, se habita de verdade dentro dos nossos corações e se, de fato, é acolhida com sabedoria pelos cristãos, produz alguns efeitos importantes e visíveis.
É uma alegria ajuda a vencer os temores, nos dá forças quando “estamos quase nos deixando levar pelo desânimo”! , como nos lembra a primeira Leitura, nos sustenta quando corremos o risco de nos deixar tomar pela angústia por tantos motivos ou porque temos necessidades que nos atormentam. A alegria a que se refere a Palavra de Deus neste terceiro domingo do Advento nos faz abrir caminhos de conversão.
Rezemos para que a Igreja e cada um de nós, nessa espera pelo Natal do Senhor, possamos desejar essa alegria verdadeira, capaz de mudar a vida das pessoas, muito mais do que as alegria de momento, que logo se vão, deixando um vazio no íntimo dos nossos corações. Coração esse que não terá paz e verdadeira alegria, enquanto não experimentar a presença de Deus! (Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA – Superior dos Missionários Inacianos – formador@inacianos.org.br – Web site: www.inacianos.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário