Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


sábado, 8 de junho de 2013

EU TE ORDENO: LEVANTA-TE!

(Liturgia do Décimo Domingo do Tempo Comum)

A Palavra de Deus põe em evidência a sublime humanidade de Cristo que faz a vida resplandecer e, até mesmo, é capaz de sensibilizar e transformar os corações mais endurecidos.  
“Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus (...)”  “Asseguro-vos, irmãos, que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo”, é o que São Paulo escreve na segunda leitura da liturgia da Palavra deste décimo domingo do Tempo Comum. Na carta São Paulo escreve aos Gálatas (1,11-19) com forte sentido autobiográfico, recontando com coragem e humildade a sua ousada conversão. Isto é, de perseguidor violento da Igreja de Jesus Cristo, da qual juntamente com Pedro, depois se tornou coluna, ao grande missionário pregador.
De fato, a verdadeira vida cristã nunca será um passeio fácil por este mundo. O “vírus” da perseguição, não tanto da perseguição violenta, que não se pode excluir também, pois muitos cristãos ainda a sofrem por este mundo afora, mas daquela perseguição mais dolorosa, que se insinua no coração e na mente de cada um com a dúvida, do escárnio sofrido por causa da fé e até mesmo da marginalização social, está sempre presente no nosso cotidiano.
Somente um sincero confronto com os legítimos Pastores da Igreja, como fez o altivo convertido Paulo com as autoridades eclesiais de Jerusalém, poderá ser uma garantia segura da nossa fé. É o mesmo Paulo que declara com firmeza a força do Evangelho, não porque é obra dos homens, mas de Deus.
De fato, a segurança de Paulo ao anunciar a novidade do Evangelho de Cristo aos povos pagãos, consiste em demonstrar que tudo aquilo que vai pregando e propondo, não são ensinamentos de homens, mas de Deus.
Isso porque os ensinamentos dos homens não levam, muitas vezes, só à morte física, haja vista certas ideologias, mas também à morte moral, social e cultural, enquanto os ensinamentos de Deus, com apenas dez palavras, isto é, os Mandamentos, são o Caminho, a Verdade e a Vida para todos.
Na verdade, nos perguntamos muitas vezes por que acontecem em nossa sociedade, todos os dias, coisas chocantes, como vimos, em pleno centro de Londres há poucos dias, um homem matar um semelhante seu com um golpe de facão, com uma brutal indiferença para com seus semelhantes?
A resposta a fatos semelhantes a esse deve ser procurada naquela miscelânea de pensamento moderno encharcado de doses letais de agnosticismo, capaz de destruir qualquer valor do verdadeiro conhecimento, do sobrenatural ou metafísico, e de uma teologia sadia.
O que fazer diante dessa triste realidade?  Na sua primeira Carta aos cristãos da Igreja primitiva, São João sugere uma resposta abrangente, quando escreve: “... Todo aquele que foi gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé”! (1Jo 5,4).  Em outras palavras, se estivermos sempre do lado de Deus e da fé, teremos a certeza que também o nosso mundo tirará vantagem disso.
Como dissemos, a Palavra de Deus evidencia de modo sublime a humanidade de Cristo. O Evangelho (Lc 7,11-17) deste domingo é quem nos ajuda a perceber com profundidade esta verdade: “Quando chegou à porta da cidade, coincidiu que levavam um morto para enterrar, um filho único, cuja mãe era viúva (...). Ao vê-la, o Senhor encheu-se de compaixão por ela e disse: “Não chores!”. Aproximando-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Ele ordenou: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!”. O que estava morto sentou-se e começou a falar; e Jesus o entregou à sua Mãe”.
Neste episódio tocante, são dois os momentos que fazem resplandecer a humanidade de Jesus: “Ao vê-la, o Senhor encheu-se de compaixão por ela (...) e “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!”.  Cristo é o rosto humano de Deus e, ao restituir à vida do filho da pobre viúva de Naim, Jesus  fez resplandecer o rosto de Deus de modo admirável.
De fato, é verdade que com Cristo Jesus a humanidade de Deus irrompe na história, ao ponto de demonstrar ser o sinal visível e tangível da plenitude de vida e de amor do Pai, para com todos os homens criados por Ele.
Ao imitar o Senhor Jesus e seguir as suas pegadas, os cristãos também devem testemunhar serem pessoas com esse estilo de humanidade a ponto de cada homem, poder realizar a própria humanidade, na medida em que alcança e se esforça para modelar-se a partir da mesma humanidade de Cristo.
A esse ideal, certamente, se opõem as múltiplas contradições da nossa sociedade contemporânea onde, muitas vezes, a crueldade, a violência, a tortura, ou mesmo a indiferença com relação ao outro, tornaram-se coisa normal, isto é, não assustam, tampouco escandalizam mais.
Se é verdade que constatamos que o nosso mundo tecnicizado tem necessidade de um pouco mais de “alma”, com maior razão podemos dizer que, nunca como hoje, a nossa sociedade árida, fria, endurecida, insensível e individualista, “tem necessidade de um pouco mais de coração”, que restitua aos homens a beleza dos sentimentos, o gosto pela poesia, a espontaneidade de um sorriso e o encanto diante de um pôr de sol.
Na liturgia de hoje podemos perceber como a Palavra de Deus faz resplandecer a vida, através dos dois episódios e duas confirmações impressionantes da força da Palavra.
O primeiro episódio está na primeira leitura (1Rs 17,17-24) quando “Elias invocou o Senhor, dizendo: “Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas”.O Senhor escutou a voz de Elias (...) Elias tomou o menino ... e entregou-o à sua mãe”. Estamos no século IX a.C, quando o profeta Elias, hóspede de uma viúva de Sarepta, com a força da Palavra de Deus, chama de novo à vida o filho morto, restituindo-o vivo à pobre mãe desesperada.
A Palavra de Deus, confiada à fé, especialmente à fé de um santo homem como Elias, é capaz de fazer resplandecer a vida, não somente em quem está morto fisicamente, mas também em quem o está moral e socialmente.
No segundo episódio contado no Evangelho, vê-se que, do incrível milagre com o qual Jesus devolve o filho da viúva de Naim vivo, podemos perceber que aquele jovem morto poderia ser muito bem, cada um de nós quando e se quebramos as pontes e cortamos os laços da nossa comunhão com Deus e a Sua Palavra, através da experiência do pecado, da fé fria e da indiferença. 
Nesse caso, Jesus é o enviado do Pai para restituir a vida da graça e da fé, porque Ele é a ressurreição e, conseqüentemente, é também a nossa vida. Aquele jovem morto pode representar também a nossa pobreza humana, marcada com o selo da morte, pela qual Cristo Jesus, que é a ressurreição, está sempre pronto a ressuscitar, libertando-a de todas as escravidões causadas pelo pecado e, profundamente radicada no coração humano, reduzindo a pessoa ou a ser uma única dimensão material, ou a ser manipulada como um fantoche (Mc 15,11).
Ao ressuscitar o jovem, Jesus restaura nele a primeira imagem que, no começo da criação, o tornava semelhante a Deus, imagem deturpada pelo pecado, que reduziu cada homem a nutrir-se somente com os “restos” (Lc 15,16) e com tudo o que não é pão.
Mas em ambos os casos, mesmo se depois de ter atravessado o mar Vermelho da liberdade, nos reencontramos, de vez em quando, ainda no Egito das nossas escravidões, com as correntes nos tornozelos, mesmo então, Cristo Jesus, será a nossa ressurreição, porque Ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (Jo 11,25-26).
Através de cada celebração da Eucaristia, podemos fazer a mesma experiência e constatar que, como Jesus fez voltar à vida o jovem filho da viúva de Naim, assim Ele repete novamente a cada um de nós: “Eu te ordeno: levanta-te da tua escravidão, do teu comodismo, do teu desânimo, dos teus erros, dos teus medos e da tua falta de fé, pois eu morri e ressuscitei para que tu vivas!”. Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA – Missionário Inaciano – formador@inacianos.org.br – Website: www.inacianos.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário