Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quarta-feira, 6 de junho de 2012

OS SANTOS DO MÊS DE JUNHO

  

 DIA 13: SANTO ANTONIO DE PÁDUA

           
(...) Filho de família nobre e rica, era dotado de uma extraordinária inteligência. Tinha um amor apaixonado pela Bíblia e tornou-se o maior pregador de sua época. Arrastava multidões de todos os lugares e classes sociais que, compungidas, abandonavam a prática do mal e voltavam-se para o bem. Apenas, onze meses após sua morte, foi declarado santo, fato único em toda a história da Igreja.
Diante desses breves traços biográficos, como entender o burburinho das quermesses, feitas em sua honra?!... como entender que é o “santo casamenteiro”?!...  ou que “reencontra as coisas perdidas” e, até, convida à prática da caridade com o “pão dos pobres”?!. Parece que isso não combina com sua vida.
Porém, se olharmos o jeito como viveu, vamos perceber que, apesar dos muitos milagres realizados por seu intermédio, ele nunca se envaideceu. Ao contrário, viveu uma vida simples no meio do povo, escutando e ajudando a todos, especialmente, os mais humildes. Isto criou laços afetivos tão fortes que na luta pelo pão de cada dia, na busca de um casamento, ou perda de qualquer coisa - Santo Antônio é lembrado e invocado porque, ele e povo partilham a mesma vida. Pela fé, sabemos que o lugar onde Deus mais opera maravilhas é no dia-a-dia da vida”. (Texto de Frei Luiz Iakovacz, pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, para o site da diocese de Bauru)


DIA 24: SÃO JOÃO BATISTA

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado pelo mesmo no Rio Jordão. É conhecido como o "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha , o manjericão e outros.
O Dia de São João também possui várias comidas típicas como rapaduras, amendoim, bolo de milho. As Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.


DIA 29: SÃO PEDRO

São Pedro, o Apóstolo e o pescador, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e sobre o testemunho da sua fé, Jesus fundou Igreja. Pedro foi o primeiro Papa da Igreja.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o “pau-de-sebo” são as principais atrações de sua festa. (Fabiene Vargas – PasCom – Paróquia Santa Luzia – Bauru)

Nenhum comentário:

Postar um comentário