Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

XXII CAPÍTULO GERAL DA CONGREGAÇÃO MISSIONÁRIA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA



 Caríssimos irmãos e irmãs internautas, queremos partilhar a imensa alegria que sentimos nesses dias de Capítulo. Foi um tempo de graça na convivência fraterna. Conduzidos pelo frei Alfredo, que tão generosamente dedicou-se por 6 anos como Superior de nossa família, pudemos fazer um “raio-x” dos últimos anos, partilhar tantos avanços e dividir esperanças quanto às oportunidades que temos diante de nós. Também foi tempo de avaliação sincera e transparente, de olhar para trás e notar que tantas coisas poderiam ter sido diferentes. Melhor ainda quando essa atitude de avaliação de vida é acompanhada da tomada de consciência por cada um quanto ao que agora poderá fazer para corrigir eventuais lacunas que pudemos constatar.
            Fomos conduzidos nesse processo pelo então Superior, frei Alfredo, pela ir. Maria Freire, doutora em Teologia Sistemática, especialista em Trindade, e por nosso amigo Cláudio do Amaral, psicólogo comportamental, especialista em trabalho em equipe e construção de projetos comuns. Nossas reflexões foram iluminadas pela Sagrada Escritura, por nossas Constituições, pelos escritos de nosso patrono, Santo Inácio Mártir.
            Temos pela frente um triênio de muito trabalho e avanço. O Senhor está conosco, Ele “habita esta cidade”! Ele confia e não desiste de nós! Os tantos projetos que desenhamos durante o Capítulo servirão como eixo, como ações prioritárias de nosso trabalho como Congregação. Deus garante a graça e a força de que precisamos. Dependeremos então de nossas mãos e de nossos pés, da generosidade de cada frade e oblato na partilha de seus dons, para que tudo se torne realidade!
            Pedimos a você que nos inclua em suas orações, para esses homens e mulheres que se consagraram sejam perseverantes e fiéis à Vontade do Senhor que nos chamou, na construção do mundo sonhado por Deus! Recomendamos à sua prece, de forma particular, os nomes daqueles frades que foram eleitos para servirem esta família no governo neste próximo triênio:
                        Superior Geral: Frei Guilherme Pereira Anselmo Júnior, SIA
                        Vice-superior Geral: Frei Gino Serafin, SIA
                        Secretário: Frei Ernane Pereira Marinho, SIA
                        Ecônomo: Frei Émerson Martielo, SIA
                        Chanceler: Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA

            Lembrando-nos do tema e do lema de nosso Capítulo, animamos nosso caminho!
            Tema: Construir possibilidades e caminhos novos do discipulado missionário inaciano, para      aprimorar a identidade espiritual, em vista da vivência mais plena da comunhão e participação,         para um apostolado fiel à inspiração carismática.
            Lema: “Lembrem-se dos primeiros dias quando foram iluminados. Pela fé partiram, andaram   errantes, extraíram força da sua própria fraqueza...” (Hb 10,32;11,34.37).

            Fiquem todos com Deus e, juntos, VAMOS EM FRENTE, com humildade e firmeza, fazendo o que precisa ser feito!
 Abraço fraterno!

Frei Guilherme P. Anselmo Jr., SIA
- Superior Geral –

Um comentário:

  1. É com grande alegria que tomo ciência de mais esta etapa na vida desses irmãos que deixaram tudo para seguir a Jesus inspirados na vida de Santo Inácio de Antioquia. E oro a Deus para que lhes dê sabedoria e discernimento para continuarem tão grandioso trabalho nas searas do Senhor. Grande abraço a todos. E ao Frei Alfredo, saudade dos tempos de convivência na antiga casa em Santa Tereza, no Rio de Janeiro.
    Sucesso.

    ResponderExcluir