Dia 15 de maio próximo comemoramos o dia do Assistente Social. Mas o que é o serviço social? E o que faz o assistente social.
Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
- Redes de serviços sociais do governo
- Hospitais
- Escolas/creches
- Centros de convivência
- Administrações municipais, estaduais e federais
- Serviços de proteção judiciária
- Conselhos de direitos e de gestão
- Movimentos sociais
O Código de Ética do serviço social acentua que fundamentalmente os assistentes sociais têm como dever:
· Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
· Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.
Neste dia 15 de maio, dia do Assistente Social, expressamos nossas homenagens aos valorosos e combativos profissionais que dia a dia pavimentam caminhos, constroem pontes e forjam possibilidades para o acesso aos direitos da população destituída de cidadania.
Que seja um dia de luta, como são todos os dias. Que seja um dia de reflexão sobre o significado de nossa função social. Que seja, sobretudo, um dia de celebração e de alegria
Que seja um dia de luta, como são todos os dias. Que seja um dia de reflexão sobre o significado de nossa função social. Que seja, sobretudo, um dia de celebração e de alegria
Frei Adrianis Junior, SIA
Missionário Inaciano e Assistente Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário