![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjy74CFfC5314bLKJaby7wrcZuEgGL5QKpIn_QsNS506wpR4KiD9e_5DFg5bjNCyTlpahKmKr_uJ1DNoqhxR0Rmtbthg-PpTownmL5JVCEOk5qTHAeahLKVFDL5wFoFC93hEKoZvhAKafwt/s1600/voca%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg)
Com este belo e forte tema o papa Bento XVI convida a todos os fieis cristãos a se unirem neste quarto domingo da páscoa, conhecido também como : domingo do Bom Pastor em oração pelas vocações.
Sua mensagem chama a atenção para a necessidade de que as Igrejas locais se sintam responsáveis pela promoção vocacional.
“É preciso que cada Igreja local se torne cada vez mais sensível e atenta à pastoral vocacional, educando a nível familiar, paroquial e associativo, sobretudo os adolescentes e os jovens – como Jesus fez com os discípulos – para maturarem uma amizade genuína e afectuosa com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica; para aprenderem a escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus, através de uma familiaridade crescente com as Sagradas Escrituras; para compreenderem que entrar na vontade de Deus não aniquila nem destrói a pessoa, mas permite descobrir e seguir a verdade mais profunda de si mesmos.... «Propor as vocações na Igreja local» significa ter a coragem de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho exigente do seguimento de Cristo, que, rico de sentido, é capaz de envolver toda a vida.”
Ao mesmo tempo pede aos bispos que sejam os primeiros promotores vocacionais em suas arquidioceses e dioceses “Dirijo-me particularmente a vós, queridos Irmãos no Episcopado. Para dar continuidade e difusão à vossa missão de salvação em Cristo, «promovam o mais possível as vocações sacerdotais e religiosas, e de modo particular as missionárias» (Decr. Christus Dominus, 15). O Senhor precisa da vossa colaboração, para que o seu chamamento possa chegar aos corações de quem Ele escolheu. Cuidadosamente escolhei os dinamizadores do Centro Diocesano de Vocações, instrumento precioso de promoção e organização da pastoral vocacional e da oração que a sustenta e garante a sua eficácia.”.
O papa termina sua mensagem convidando todos: leigos, religiosos,religiosas ,pastores e toda comunidade eclesial a se unirem em prol das vocações e ressalta que: “que todos os momentos da vida da comunidade eclesial – a catequese, os encontros de formação, a oração litúrgica, as peregrinações aos santuários – são uma ocasião preciosa para suscitar no Povo de Deus, em particular nos mais pequenos e nos jovens, o sentido de pertença à Igreja e a responsabilidade em responder, com uma opção livre e consciente, ao chamamento para o sacerdócio e a vida consagrada.”.
Que Cristo o bom Pastor nos acompanhe em nossa animação vocacional e desde já rezemos pelo Ano Vocacional Inaciano.
Frei Adrianis Junior, SIA
Missionário Inaciano
Nenhum comentário:
Postar um comentário