Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA: GLOBALIZAÇÃO DA ESPERANÇA!



A celebração da Páscoa, a cada ano, é um lembrete para nós de que o sofrimento, morte e ressurreição de Nosso Senhor dá uma nova esperança ao nosso mundo.
Num momento em que estamos sendo inundados com notícias ruins vindas de todas as partes do mundo, sobre os terríveis efeitos das catástrofes ambientais, dos atentados violentos, das crises econômicas, das guerras e conflitos políticos em diversos países, a mensagem Pascal de esperança é mais importante e mais necessária do que nunca.
Em vez de erguer nossas mãos em desespero, precisamos nos unir e trabalhar juntos como uma comunidade universal, mais do que nunca, para ajudarmos uns aos outros em tempos tão difíceis.
 A humanidade, em diversos países e em várias circunstâncias portadoras de terríveis consequências para as sociedades, já conseguiu demonstrar a sua força transformadora dando uma resposta concreta de união, solidariedade e apoio para tentar amenizar sofrimentos. Imagine, então, o que seria do mundo se pudéssemos aproveitar essa força e empatia de uma maneira muito mais ampla e sustentável. Isto seria uma verdadeira globalização da esperança.
A regeneração das comunidades afetadas pelas mais variadas tragédias naturais ou provocadas pelo ser humano em desequilíbrio é simbólico do significado da Páscoa: o fato de que os tsunamis, o uso de armas nas guerras pelo mundo ou nas cidades do Brasil, a destruição do ambiente, as violências e injustiças sociais podem ser tão poderosos e podem destruir tudo à sua volta e ainda assim, apesar dessa escuridão, pode brotar a vida verde e nova.
 A humanidade pode ser, realmente, derrubada por essas catástrofes, mas haverá ressurreição sempre quando o mais humano e o mais divino no homem estender as mãos em auxílio da mesma humanidade para apoiá-la e ajudá-la a reconstruir a vida. Essa é uma experiência real de ressurreição. Lembra-nos que o horizonte em que vivemos é o horizonte da ressurreição após a morte.
Da mesma forma, todas as crises pelas quais passa a humanidade e tantos sinais da morte em nosso mundo tem o potencial de estimular a nossa fé e nos ajudam a concentrar nossa atenção nas coisas, realmente, importantes na vida. A morte e a ressurreição de Cristo permeia tudo em nossas vidas através do dom da vida eterna que Deus nos dá.
A Páscoa, portanto, longe de ser uma oportunidade para celebrarmos os mitos que o mercado quer nos impor, é tempo não apenas para refletirmos sobre esse grande dom, mas principalmente, é tempo de agir neste dom e a partir desse dom. 

Feliz Páscoa!

Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.



FREI ANTONIO (SITE)
SONIA NERI (PASCOM, BLOG, FACEBOOK SANTA LUZIA)
PATRICIA E VITOR (VOZ DA PAZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário