Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


sábado, 4 de abril de 2015

CORAGEM! EM BREVE, AS TREVAS DARÃO ESPAÇO À LUZ!

MENSAGEM DE PÁSCOA.
            Caríssimos,
            acredito que há uma fórmula melhor para definir a cruz. Seja a minha, a sua e a cruz de qualquer pessoa que sofre; não só a cruz de Cristo. Refiro-me à coragem. A sua cruz, embora pareça se arrastar por toda a sua vida, é também oportunidade de redenção. Esta é a mensagem que queremos transmitir a todos.
            Você que sofre, "pregado" numa cadeira de rodas, coragem! Você que sofre com algum problema que a doença trouxe, ânimo! Você que está sofrendo porque as dificuldades de emprego e de sobrevivência caíram como uma cruz pesada sobre a sua casa e sua família, não desista! Você, pai, mãe, irmão que perdeu um filho ou filha jovem para as ruas, ou até mesmo para uma overdose, como aconteceu nesses dias em nossa comunidade, e como acontece diariamente pelo mundo todo, não se entregue! Você que está pregado na cruz da angústia, da solidão, tenha confiança em Deus, confie em você mesmo! Você, idoso e idosa que tem que beber o cálice amargo do abandono e da ingratidão, depois de tantos anos de sacrifícios e de dedicação à sua família, erga a cabeça..Deus lhe será grato! A vida eterna lhe recompensará. Você que, de vez em quando, tem suas quedas de fé e de esperança, por causa da quimioterapia, da hemodiálise que te consomem as forças, lembre-se que Jesus também caiu três vezes...Ele lhe ajudará a se levantar! Você, mãe, que deu à luz um filho com alguma deficiência, ou com necessidades especiais, olhe hoje para Maria, a mãe que viu o seu filho Jesus na cruz, carregando todas as nossas deficiências, não se desespere! Você, irmão, irmã, que viu seu coração ser destruído, dia após dia, por um mal ou maldade que não perdoa; Você que se viu apunhalado pelas costas por aqueles que você tinha como amigos, companheiros, esposos, esposas, enxugue as suas lágrimas... Jesus sentiu profundamente a sua dor... Ele foi traído, apunhalado, caluniado, abandonado por quem menos se esperava que fizesse isso. Não desista de lutar, você que vem acumulando desilusões a perder de vista...não se deixe abater, pobre irmão, você que sofre o desprezo e que não é valorizado por ninguém, você a quem os que o rodeiam não acreditam, você que ao invés de comer o pão que sacia a vida, a amizade, a confiança que lança pra frente e não amarra, recebe apenas o fel da amargura,  coragem!
            Não há cruz que não seja provisória.  A de Jesus foi, a sua também será. O Evangelho nos convida a considerar a provisoriedade da cruz. Há uma frase intensa que resume toda a tragédia da morte de Cristo que diz: "Então, profundas trevas caíram por sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde daquele dia".
            Talvez seja uma da frases mais tenebrosas de toda a bíblia. Para mim, porém, é uma das mais luminosas, justamente porque marca o tempo em que é permitido às trevas interferirem sobre a terra.
            Não mais do que esse tempo. Há um limite: do meio dia até às três da tarde. São os limites dentro dos quais se consomem todas as agonias dos filhos de Deus. Do meio dia até as tres horas da tarde.
            Somente nesse período podem permanecer sobre o Gólgota. Não mais. Depois dessa hora, serão removidas, mesmo à força, todas as cruzes.
            Uma demora mais do que essa hora, isto é, a hora da cruz de cada um que sofre, mais prolongada, não será permitida por Deus. Será considerada um abuso.
            Coragem, meu irmão, minha irmã que sofre. As trevas ou sombras da dor e do sofrimento agora pairam sobre o seu "Calvário" também tem um limite. Essa cruz pesada que agora você carrega, também é provisória. Confiança, paciência, luta e coragem!

            Haverá também uma hora, um momento, uma situação em que a sua cruz, juntamente com todas as sombras, serão removidas. Coragem! Em breve, as trevas darão espaço à Luz, a Terra vai recuperar as suas cores originais, e o sol da páscoa vai brilhar entre as nuvens que passam. Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA - Missionário Inaciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário