Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


domingo, 24 de julho de 2011

HOMENAGEM A SANTA MARIA GORETTI - 07-07 NA MATRIZ


HISTÓRIA DE SANTA MARIA GORETTI

Maria Goretti foi uma jovem católica italiana, declarada santa, com festa comemorada no mesmo dia de sua morte. Uma da mais jovem santa reconhecida pela igreja Católica, morreu como conseqüência dos ferimentos durante uma tentativa de estrupo, ao escolher o martírio. Seu nome de batismo era Maria Resa Goretti, nasceu em 16 de outubro de 1890, em Corinaldo, na Itália. Filha de Luigi Goretti e Assunta Carlini. Quando tinha seis anos, sua família tornou-se tão pobre que foram forçados a deixar sua fazenda e trabalhar para outros fazendeiros. Seu pai faleceu quando ela tinha nove anos. Enquanto seus irmãos, mãe e irmãs mais velhas trabalhavam no campo, Maria cozinhava, limpava sua casa e cuidava de sua irmã menor. Era uma vida muito difícil, mas a família estava sempre próxima, compartilhando um profundo amor por Deus e sua fé. Após algum tempo, em 5 de julho de 1902, Alessandro Serenelli, um jovem de 20 anos, encontrou a menina costurando sozinha em sua casa. Ele entrou e ameaçou de morte se ela não fizesse o que ele mandasse. A intenção do rapaz era estrupá-la, porém ela não se submeteu, ajoelhou-se, protestando que seria um pecado mortal e dizendo que ele iria para o inferno. Ela desesperadamente lutou para evitar o estrupo, gritava. ‘’Não! É um pecado! Deus não precisa disto!’’Alessandro tentou controlá-la, mas como ela insistia que preferiu morrer, ele a apunhalou 11 vezes. Ferida Maria tentou alcançar a porta, mas ele agarrou e deu mais três punhaladas, antes de fugir. Quando sua mãe chegou, encontrou Maria sangrando. Levaram-na para o hospital e foi operada sem anestesia, mas os ferimentos estavam além da capacidade dos médicos; morrendo 20hs após o ataque, enquanto olhava para um quadro da Virgem Maria.

BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO;
Em 27 de abril de 1947, o Papa Pio XII celebrou a cerimônia de beatificação na Basílica de São Pedro. Ao final da celebração, o Papa caminhou até Assunta, a Mãe de Maria. ‘’Aproximou-se, colocou sua mão sobre a sua cabeça e disse: -abençoada Mãe, feliz Mãe, Mãe de uma abençoada por Deus!”. Ambos ficaram com lagrimas nos olhos.
Sua devoção se espalhou após sua canonização. No Brasil, a primeira igreja dedicada a ela é a capela de Santa Maria Goretti, em Currais novos (Rio Grande do Norte) fundada em 1952. Outra, em Setembro 1992, na cidade de São José do Rio Preto/SP, aos cuidados do Padre Leonildo Piorim. Também, a Capela de Santa Maria Goretti em Bauru/SP, sobre a orientação espiritual de Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.

ORAÇÃO A SANTA MARIA GORETTI.
Ó Deus, que pela inocência e fortaleza de Maria Goretti transformastes o coração do assassino, Alexandre, pela sua intercessão tenham a força e a graça de vencer a tentação das impurezas. Ó Deus, fazei também que todos os jovens e crianças se inspirem no exemplo de pureza e de fortaleza de Santa Maria Goretti, e que nossas famílias possam ser um lar onde busca a Deus e se evita tudo o que vem do pecado. Vos pedimos por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Santa Maria Goretti, rogai por nós! Amém!












Nenhum comentário:

Postar um comentário