Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

EDITORIAL JANEIRO (do jornal paroquial Convivendo)

CARÍSSIMOS: FELIZ ANO NOVO!

Completados que foram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe imposto o nome de Jesus, como o havia chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno” (Lc 2,21).

O nome de Jesus. Dar o nome é dar a identidade, é personificar a pessoa e fazer que a sua natureza e o seu “eu” sejam reconhecidos. Especialmente aqui a palavra “nome” fica ligada com a própria vida de Jesus Cristo, pois o texto de Lucas diz que foi um nome anunciado pelo anjo “antes de ser concebido no seio materno”. A vida de Jesus Cristo está intimamente ligada a um projeto de Deus, e neste nome dado por Deus está a natureza da missão que Jesus teria neste mundo: ser o Ungido de Deus para dar a Boa Nova do Reino ao mundo. “O nome de Jesus vai um pouco mais além: At 2,21 – “E então, todo o que invocar o nome do Senhor, será salvo”, e também: Rm 10,13 –” Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Ambas as citações são leituras cristológicas, isto é, na perspectiva de Jesus Cristo, feitas desde o Antigo Testamento, mais precisamente do profeta Joel. Os apóstolos anunciaram aos pagãos que neste nome havia uma grande novidade: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!”Portanto, no nome de Jesus aparece a dupla missão querida desde a eternidade nos planos do Pai: evangelizar o mundo, dar uma guinada na história, apresentar uma nova ordem no universo, onde todos se sintam irmãos e filhos do mesmo Pai e, sobretudo, ligados a uma natureza criada por Deus. E esta humanidade e esta natureza devem ser salvas pelo nome de Jesus. Portanto, não apenas promover o ser humano na realidade do mundo, mas salvá-lo. Esta foi a missão do Filho de Deus. Da mesma forma que tudo está desde o princípio nos planos de Deus, assim também, iniciando agora um novo ano, devemos regrar e orientar toda a nossa vida nos planos do Criador, como expressão do seu amor para conosco. Começar um ano novo significa, após ter feito o balanço do ano passado, reiniciar, com um novo espírito, uma nova vida, novos propósitos, novas decisões e novo caminhar. Obrigado a todos e todas que fizeram desse ano um ano de desafios, de trabalho, de luta, de fracassos, de vitória, de amizade, de superação, de retomada de decisões etc.! Para nós, Família Inaciana e comunidade paroquial de Santa Luzia, encerramos o ano passado com a grande celebração de nossa padroeira com a graça do trabalho de tantas pessoas que dedicaram seus esforços para a maravilhosa festa que tivemos. Outro ponto a destacar é a comemoração do primeiro ano de dedicação de nossa igreja paroquial. Ainda recordamos a alegria e a solenidade, a presença de nosso bispo Dom Caetano na cerimônia, como também dos confrades vindos da Itália, do bispo italiano Dom Angelo Spina que nos brindou com a relíquia de S. Lourenço Mártir, depositada sob o novo altar, a confraternização, enfim, tantos motivos para celebrar este primeiro ano de igreja pronta. Com o desafio de saber que a Igreja corpo, povo de Deus, estará sempre em construção. Louvemos a Deus por tudo o que Ele realizou através de nós! Amém! Convido todos e todas as rezarmos no início do novo ano assim: “Senhor Jesus, que eu vibre, neste ano que está iniciando, com o teu nome, pois sabemos que é nele que está a tua força e o teu poder”. Amém! Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós! Frei Alfredo Francisco de Souza, Sia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário