Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FESTA DIA DAS CRIANÇAS - 27/10 - PROMOVIDA PELA CATEQUESE
















BATIZADO E APRESENTAÇÃO DOS BEBES GEMEOS - PRESENÇA FREI GUILHERME, SIA


Batizado em 27/10/2012 - com Frei Guilherme Pereira Anselmo Junior  - e Apresentação dos Bebes gêmeos consagrados à Nossa Senhora


CELEBRAÇÃO 8H



Chama - Ano da Fé





































CELEBRAÇÃO - 19H30




Renovação Sacramento do Matrimônio - 36 anos

Renovação Sacramento do Matrimônio - 36 anos

Apresentação dos bebês gêmeos

Consagração do bebês à Nossa Senhora




segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PRESENÇA DO DIÁCONO JOSÉ RAFAEL MAZZONI (PROF. USC) NA PARÓQUIA SANTA LUZIA






















INFORMATIVO TEODRÓMOS - OUTUBRO 2012

LEMA PAROQUIAL
Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, vivendo o compromisso batismal, impulsionados pelo carisma inaciano da unidade, caridade, humildade e respeito às diferenças.

EDITORIAL OUTUBRO
MÊS DAS MISSÕES
“O cristão não tem poder sobre si mesmo, mas está livre para servir a Deus. Essa é a obra de Deus e também a vossa, quando tiverdes realizado isso. Na graça, eu creio que estais prontos para fazer uma boa ação diante de Deus” (Sto. Inácio de Antioquia a Policarpo).

O mês de Outubro é um mês especial por excelência no que diz respeito à MISSÃO. A missão é constitutiva da própria da identidade da Igreja e de todos os batizados nela inseridos como participantes desse múnus.
Essa identidade é uma constante em todas as ações da Igreja, seja nas pastorais e movimentos, seja no pensamento e pastoreio, através da organização, dos bispos, dos presbíteros e diversos setores da vida da sua vida, que abrange todos os batizados.
Temos, neste mês, os santos que se destacam como grandes missionários. Para nós, missionários inacianos e nossas comunidades, Santo Inácio Mártir, patrono de nossa Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia (CMSIA) tem sua festa celebrada no dia 17 de outubro.
Inácio é aquele homem Nascido do Fogo – Ignes-natus. O Teóforos, isto é, Portador de Deus. Nos primeiros séculos do cristianismo quando a comunicação era precária, Inácio, mártir de Antioquia desponta com um homem que se comunica através de cartas e mensagens com diversas comunidades ao percorrer o caminho de Antioquia para Roma. É aquele homem apaixonado por Cristo que ama a Igreja a tal ponto de lutar e morrer pelo Cristo vivo nela. O eixo de sua mensagem e espiritualidade é a UNIDADE na diversidade e a Comunhão na vida divina Trinitária.
 Dele a Igreja herdou e nós, os missionários inacianos de forma especial através do Carisma, a paixão ardente pelo Cristo, a ponto do apaixonamento tornar-se comprometimento até as últimas conseqüências, no martírio.
Cada um de nós deve envolver-se, por causa do próprio batismo, até o fim, na missão do Reino de Deus, pela paz, contra a violência, pelo amor para vencer o ódio, pela justiça para vencer o mal, pela solidariedade para vencer o abandono e o individualismo, cada vez mais presente em nosso mundo.
Numa sociedade tão desacreditada, carente de exemplos de pessoas com firmes e verdadeiros valores, sem esperança é urgente que nós, seguidores de Jesus Cristo, filhos de Maria, movidos pelo Espírito Santo, o protagonista de toda missão da Igreja, passemos a prestar mais atenção ao nosso redor, na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade em geral, para fazer a seguinte: o que eu posso e devo fazer? Como posso e como devo agir? De que maneira posso dar o meu testemunho cristão?
Ser e agir de acordo com a ética cristã, fundamentando nos verdadeiros valores as atitudes e escolhas, é que fará de cada um de nós, cristãos, verdadeiros missionários e missionárias. Parabéns a todos os missionários inacianos e a todas as comunidades inacianas, neste mês em que celebram o seu Patrono e o aniversário da sua fundação. Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA – Superior dos Missionários Inacianos.

AGENDA OUTUBRO
PARÓQUIA SANTA LUZIA
Dia 04 - Quinta-feira  - 20h - Hora Santa  na  Matriz
Dia 06 – Sábado – 15h - Reunião do 1º Revolução Jesus, na   Matriz 
Dia 06 – Sábado – 17h - reunião da  PasCom na Matriz de Paróquia Santa Luzia
Dia 07 – Domingo - 2º dia tríduo  em louvor de Santo Inácio  Missa no Convento (17h) e na Matriz Santa Luzia (8 e 19h30) e Comunidade Nossa Senhora Aparecida (10h).
Dia 09 - Terça-feira  - 19h30 - 1º dia do tríduo de Nossa Senhora  Aparecida, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Dia 10 - Quarta-feira - 19h30 -2º dia do tríduo de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Dia 11 - Quinta-feira - 8h missa  da saúde, matriz
Dia 11 - Quinta-feira - 19h30 - 3º dia do tríduo de Nossa Senhora  Aparecida na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
 (não haverá Hora Santa)
Dia 12 - Sexta-feira - dia de Nossa Senhora Aparecida, procissão saindo da comunidade N. Senhora Aparecida – 8h, chegando na Matriz celebração da Santa Missa.
Dia 13 – Sábado – 20h - Missa da luz, na matriz.
Dia 14 – Domingo - 3º dia do tríduo  em louvor de Santo Inácio - Missa no Convento (17h) e na Matriz Santa Luzia (8 e 19h30) e Comunidade Nossa Senhora Aparecida (10h).
Dia 16 - Terça-feira – 20h - missa de cura e libertação, na matriz
Dia 17 - Quarta-feira - dia de Santo Inácio - Missa em São Paulo  capital às 19h30 – Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras.
Dia 20 – Sábado – 14h - preparação para o batismo, na matriz.
Dia 20 -  Sábado –20h - Show de Prêmios em prol  dos Missionários Inacianos. 
Dia 21 – Domingo - 8h – batizado, na  Matriz  
Dia 31 - Quarta-feira  - 19h30 - missa setor G, na residência

INFORMATIVO THEODRÓMOS COMPLETA UM ANO

Neste mês de outubro comemoramos um ano do nosso informativo mensal Theodrómos (Correio de Deus).
É com grande alegria que podermos comemorar o primeiro aniversário do informativo das comunidades inacianas de Bauru.
Foi um grande desafio para a equipe da PasCom (Pastoral da Comunicação) mudar o enfoque do informativo “Convivendo”, que era apenas um veículo de comunicação da Paróquia de Santa Luzia, para “Theodrómos”, com o novo enfoque das comunidades inacianas de Bauru, com uma maior abrangência, já que os fieis estavam acostumados com o formato anterior há mais de dez anos.
Graças a Deus, o novo informativo Theodrómos encontrou em todos os leitores uma abertura muito grande e assim, continua circulando mensalmente levando a Palavra de Deus, evangelizando e informando.
Nós da PasCom trabalhamos em equipe e com simplicidade para levar aos leitores a Palavra de Deus e as informações dos acontecimentos paroquiais que acontecem nas comunidades Inacianas de Bauru, tais como eventos, horários de missas, entre outros assuntos abordados. Ou seja, toda a vida e dinamismo de nossas comunidades, o que, de fato, também é Evangelizar através da comunicação.
Agradecemos a Deus e pedimos que continue abençoando este trabalho para que juntos com a equipe a comunidade também possa evangelizar levando um exemplar do informativo para o seu local de trabalho, amigos e vizinhos. Obrigado a todos! (Fabiene Vargas - PasCom - Paróquia Santa Luzia).



CONGREGAÇÃO MISSIONÁRIA DE STO. INÁCIO DE ANTIOQUIA ACOLHE NOVOS OBLATOS INACIANOS
No dia 14 de outubro às 17h, no Convento Santo Inácio, em que será celebrado o 3º dia do tríduo do Mártir, Fernanda de Freitas Borges Alves e Marcelo Luiz Rodrigues Alves professarão as promessas de Pobreza, Castidade e Obediência e se tornarão Oblatos Inacianos, após o pedido de admissão aceito pelo diretor espiritual Frei Alfredo Francisco de Souza.
De conformidade com o Estatuto, Oblato Inaciano é o cristão batizado chamado por Deus que procura viver coerentemente o seu Batismo, a Confirmação e a Eucaristia dentro do espírito das Constituições e do Regimento Interno da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia (CMSIA).
Como regem as normas, Fernanda e Marcelo tiveram um período de preparação, cuja formação inicial compreendeu dois anos entre o postulantado e o noviciado. Durante esse período de formação vivenciaram o conhecimento da vida cristã e do espírito do Carisma Inaciano, recorrendo à oração, ao estudo, às leituras, aos momentos de convivência e às reuniões inacianas.
A oblação não é profissão religiosa nem implica voto público ou privado; pressupõe propósito maduro e estável da vontade, a Deus manifestado perante a Igreja e confirmado mediante rito próprio da Consagração através da profissão das promessas de Castidade, Pobreza e Obediência, momento em que o casal receberá as suas insígnias, vestimenta própria do Oblato Inaciano.
Nessa mesma oportunidade, os Oblatos Consagrados da Família Inaciana irão renovar, na presença do Superior Geral da CMSIA, as suas promessas diante de Deus, entregando toda a sua vida passada, presente e futura, rogando ao Pai, que no árduo caminho que percorrerão irão contribuir livre e gratuitamente à edificação do Seu Reino, oferecendo, também, as suas vidas a serviço da defesa da vida humana em toda a sua integridade e totalidade. Parabéns à Fernanda, ao Marcelo e todos os Oblatos Inacianos pelo testemunho de vida cristã consagrada. (Sônia Márcia Ponce Ferreira Néri - Oblata da Família Inaciana).

CAPELA SANTA MARIA GORETTI CONCLUINDO OBRAS

A reforma da Capela Santa Maria Goretti está evoluindo. Os recursos da obra foram todos obtidos por meio de promoções realizadas pela Paróquia Santa Luzia e campanhas. Entre elas a “Campanha dos Vidros”, lançada no dia 10 de julho de 2012 e contou com a adesão de 124 benfeitores e prevê a doação de R$ 7.440,00, cujo recebimento até o mês setembro foi no valor de R$ 4.690,00, contribuindo para o pagamento de parte dos vidros adquiridos para pagamento parcelado até o final do recebimento dos carnês da campanha. Agradecemos a todos e informamos que o trabalho da aquisição e colocação de todos os vidros já foi concluído.
Para concluir a obra dessa grande reforma precisamos ainda concluir:
- revestimento em mármore do Altar
- revestimento em mármore do ambão
- revestimento em mármore da sede
- pintura interna e externa
Lembramos que recebemos a doação de uma boa parte do material de pintura, através da generosidade da senhora Aurora Cabrera. O nosso muito obrigado a ela e a todos os que estão colaborando com essa obra. (Sônia Márcia Ponce Ferreira Néri - PasCom Paróquia Santa Luzia).



NOVOS COORDENADORES DE PASTORAL TOMA POSSE
NA PARÓQUIA SANTA LUZIA

No dia 16 de setembro, de acordo com a última assembleia paroquial de pastoral, celebramos a posse dos novos coordenadores de pastorais e movimentos. Àqueles que continuam sua função na coordenação e àqueles que estão assumindo pela primeira vez, lembre-se sempre das palavras de Jesus "Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!" Mateus 14,27.
Sabemos que Nosso Senhor sempre está presente conosco e nunca nos abandona! Ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos, amém!” Mt. 28: 20
Àqueles que estão deixando suas as funções para assumirem outras, agradecemos  por todo amor que dedicaram e ainda irão dedicar às pastorais, pois a única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que se faz. Por isso agradecemos  por todo amor que vocês  dedicaram e ainda irão dedicar  as pastorais. Quem tem consciência da força do seu batismo e do seu seguimento de Jesus não tem medo, não se desvia da meta, não desiste facilmente! Com a consciência de que servir é mais importante do que tudo no Reino de Deus, bom trabalho! (Maria Aparecida Pereira Cabelo - coordenadora do CPP) 

 
PARÓQUIA SE PREPARA PARA A FESTA DA PADROEIRA
SANTA LUZIA – VIRGEM E MÁRTIR – DEZEMBRO 2012

A festa de Santa Luzia é um evento que ocorre anualmente em louvor à Padroeira de nossa Paróquia Santa Luzia. Comemora-se o seu martírio no dia 13 de dezembro. As celebrações se estendem a todos os bairros e setores da comunidade e envolve a cidade de Bauru e região, sobretudo por causa da grande popularidade de nossa padroeira, no mundo inteiro.
O principal objeto dessa festa é levar acolhimento e evangelização aos fieis da Santa conhecida como protetora dos olhos. Portanto, celebrar, em primeiro lugar, e depois, através das promoções, arrecadar fundos para as obras da paróquia, como por exemplo, a conclusão das obras da capela Sta. Maria Goretti e o início das obras de conclusão do nosso salão paroquial.
A devoção à Santa Luzia se difundiu logo depois da sua morte e se transmite até os nossos tempos.
Santa Luzia é considerada protetora daqueles que têm problemas em enxergar, tanto física quanto espiritualmente. Morreu no martírio, fazendo de sua vida um dom a Cristo, para não renunciá-Lo, fato que aconteceu no dia 13 de dezembro do ano de 304 D C. (Maria  Aparecida  P. Cabelo – Coord. CPP – Paróquia Santa Luzia).

 

O ANO DA FÉ

Dia 11 de outubro deste ano da graça de 2012, o Papa Bento XVI abrirá o Ano da Fé, com um convite a todos os fieis católicos: de buscarem “uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”.
O Ano da Fé coincide com o aniversário de 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, e, também, a comemoração dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, aprovado com a finalidade de ilustrar a todos os fieis a força e a beleza da fé.
Em sua carta apostólica (Porta Fidei) porta da fé, o Papa Bento instituiu o período de 11/11/2012 a 24/11/2013, como um espaço no coração de cada pessoa para um momento de ação de graça e de empenho para uma conversão sempre mais plena a Deus, para reforçar nossa fé em Jesus Cristo e tornarmos sinais vivos de sua presença no mundo.
Nossa fé tem como fundamento o Senhor Ressuscitado, pois à medida em que vivemos por Cristo, com Cristo e em Cristo, compreendemos as razões pelas quais acreditamos e teremos condições de testemunhá-lo a tantos que o procuram.
Ao longo do ano da fé, devemos manter o olhar fixo em Jesus Cristo: “autor e consumador da fé”!
Ele é a resposta aos corações inquietos, “Nele tudo encontra plena realização”.
(Conteúdo da Carta Apostólica – Porta Fidei – do Sumo Pontífice Bento XVI – por Maria Oneide Sardin - Pastoral da Liturgia - Paróquia Santa Luzia).


SOMOS MISSIONÁRIOS PELA FORÇA DO BATISMO

A palavra missão tem origem no latim, mittere – que significa “enviar”. Assim, a missão é vocação, tarefa, obrigação.
A missão religiosa é de origem divina, tendo o próprio Deus como primeiro missionário, depois seu filho Jesus.
Em seguida estão o Papa, os bispos, os sacerdotes e todos os batizados.
Pelo batismo, somos acolhidos como filhos de Deus e nos tornamos participantes do corpo místico de Cristo, a Igreja.
Nossa missão de batizado é a de crer em Jesus e anunciar o seu Reino, porém, muitas pessoas se acomodam pensando que a missão é só para os escolhidos. Nada disso! Precisamos assumir nosso batismo como missão, nos abrirmos ao Espírito Santo, conhecer cada vez mais a Jesus Cristo para anunciá-Lo com fé, coragem e com nosso exemplo de vida.
Nossa principal missão começa dentro de casa, em família, com os mais próximos, com os que mais amamos. Depois dependendo de nossa capacidade e disponibilidade, o Espírito Santo coloca em nosso coração o desejo de evangelizar outras pessoas, em outros lugares. (Maria Oneide Sardin - Pastoral da Liturgia - Paróquia Santa Luzia)


OUTUBRO
MÊS DAS MISSÕES
A Igreja no Brasil celebra em outubro o mês missionário. É um momento forte em que devemos refletir o nosso espírito de missão, característica de todo cristão que assume seu Batismo e, consequentemente, sua identidade.
            Com tantos exemplos distintos, como Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco de Assis, cujas memórias também fazemos este mês, podemos intensificar nossa vida missionária. A primeira nos ensina a ardorosa e, ao mesmo tempo, sublime entrega aos mais necessitados, esquecendo-se até de si mesma. O segundo nos mostra a importância em buscar as coisas do alto vivendo quase como um ‘segundo Cristo’.
            Ser discípulo de Cristo implica ser também missionário, isto é, aquele que vai ao encontro do outro, assim como o próprio Jesus, que agiu na oração e na caridade em meio aos mais esquecidos. A Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia, através de seu carisma, também vai ao encontro, a fim de resgatar a dignidade da pessoa humana, acolhendo e trabalhando para o seu processo de reconquista do ser cristão, filho digno de Deus.
            Neste tempo em que refletimos com mais intensidade o espírito missionário, façamos com o que nossa fé e identidade cristã nos tornem pessoas capazes de buscar a Deus e anunciá-lo todos os povos. Estaríamos agindo egoisticamente se cruzássemos os braços diante da carência que o mundo tem de Deus.
Que o exemplo de Santo Inácio – Mártir, faça-nos permitir entregar-nos ao projeto de Deus, sem medo das ‘feras’ que temos que enfrentar. Tudo por uma Igreja missionária que quer estar cada vez mais presente na vida de seu povo. (Frei Djalma Moraes – Noviço PasCom – Convento Santo Inácio – Mártir).


CARTA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA AOS EFÉSIOS (SIA aos Ef 18, 1-2)
O homem novo

18. ¹Meu espírito é vítima destinada à Cruz, e esta é escândalo para os incrédulos; para nós, porém, salvação e vida eterna. Onde se encontra o sábio? Onde o pesquisador? Onde a fama dos assim chamados intelectuais? ²Pois nosso Deus, Jesus Cristo, tomou carne no seio de Maria segundo o plano de Deus, sendo de um lado descendente de Davi, provindo por outro do Espírito Santo. Nasceu, foi batizado, para purificar a água pela sua Paixão.
(Frei Djalma Moraes – Noviço - PasCom – Convento Santo Inácio – Mártir)



ESCRITOS DO FUNDADOR CÔNEGO GINO SERAFIM

A VIDA EM COMUNHÃO – O JUNTAR DA VIDA / ANO 2002


            O dia mais propício? O hoje, o agora em relação, na escuta.
            A coisa mais fácil? Equivocar-se, ser repetitivo e pecar.
            O obstáculo maior? O medo de entregar-se totalmente.
            O erro pior? Abandonar-se a si mesmo, desistir e desconfiar.
            A raiz do mal? O egoísmo, o ciúme e a maldade.
            A distração mais adequada? O trabalho e a ocupação para ser útil.
            A pior derrota? O desatento, o abandono e o perder o sentido da existência.
            Os melhores mestres? As crianças, os pobres, os simples.
            A primeira necessidade? Comunicar-se e ser amado.
            O que faz feliz? Ser vida para os demais, consumir-se pela causa.
            O mistério inexplicável? Não ensinar, a falta de estima, a morte.
            O pior defeito? O mau humor e o fechar-se em si mesmo.
            A coisa mais perigosa? A mentira e o querer tirar vantagens de tudo.
            O sentimento pior? O rancor, a ingratidão e a revolta e o revidar.
            O presente mais valioso? O perdão, a misericórdia e ser estimado.
            O mais indispensável? O lar, o aconchego e o ser aceito.
            A estrada mais rápida? O correto e a confiança em Deus.
            A sensação mais grata? A paz, com o dever realizado.
            A maior defesa? O sorriso, a alegria e o estar bem com todos.
            O remédio mais eficaz? O otimismo, com gesto acolhedor.
            A maior satisfação? Fazer jus ao dever, porque realizo o viver.
            A força maior do mundo? A fé, a esperança e a caridade.
            As pessoas mais necessárias? Os pais, com Deus, Jesus e o Amor santo.
            A coisa mais singela? O amor partilhado, porque faz vibrar. (Frei Djalma Moraes – Noviço - PasCom – Convento Santo Inácio – Mártir).

REVOLUÇÃO JESUS
ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE

Os Missionários Inacianos, em parceria com a Canção Nova e o Setor juventude da Diocese de Bauru, promovem nos dias 17 e 18 de Novembro, no Convento Santo Inácio Mártir (antigo mosteiro), o Acampamento Revolução Jesus, destinado a todos os jovens de nossa diocese.
Será um momento forte de encontro com Deus, atividades de acampamento, show, adoração e pregações com os missionários da Canção Nova!

JOVEM, VOCÊ É CONVOCADO POR CRISTO!
PARTICIPE!

Maiores informações:
CONVENTO SANTO INÁCIO MÁRTIR
PARÓQUIA SANTA LUZIA (BAURU)
RÁDIO CANÇÃO NOVA
(Frei Djalma Moraes – Noviço - PasCom – Convento Santo Inácio – Mártir)



16 DE OOUTUBRO
DIA NA NACIONAL DA VACINAÇÃO
Receber uma vacina é proteger-se contra algum tipo de doença, uma forma de prevenção bem mais fácil e sem riscos para a vida, do que ter que tratar a doença.
A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX, nessa época não existia saneamento básico, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, por exemplo, varíola e outras doenças.
Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma reviravolta sanitária em razão das necessidades do país.
A vacinação é importante para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças.
A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções foi criada em 1960, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.
As principais vacinas são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite; dentre várias outras.
Toda criança recebe um cartão de vacinação quando nasce para se controlar as vacinas que a mesma já tomou. Esse cartão contém dados de peso e tamanho, que deve ser preenchido somente por médicos, durante as visitas de rotina. Por volta dos dez anos de idade, a criança termina de receber todas as doses de vacinação, mas deve continuar a tomar as indicadas pelas campanhas de saúde, como a de febre amarela, tétano, gripe, dentre outras, garantindo sua saúde por toda a vida. O ministério da saúde oferece, gratuitamente, vários tipos de vacinas e promove campanhas para manter a saúde pública de nosso país. As mesmas podem ser encontradas nos postos de saúde de todas as cidades. (Camila Fernanda Pavan - PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início nos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG.
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu. João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.
Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam, pedindo a intercessão de Nossa Senhora, fato que rapidamente se espalhou por toda a região.
A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
No dia 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente por D. José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, no dia 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. Em 1929, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada "Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial", por determinação do Papa Pio XI.
Com o passar do tempo, a devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Foi necessário a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de novembro de 1955 a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida: Santuário Nacional; "maior Santuário Mariano do mundo". (Camila Fernanda Pavan - PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).


O DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças é um dia para comemorar os direitos das crianças. Infelizmente, o dia é mais valorizado no sentido comercial, quando a mídia incentiva o consumismo.
Origem
Em 1920, um deputado federal chamado Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança, por meio do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
Mas, no ano de 1960, uma famosa Fábrica de Brinquedos realizou uma grande promoção comercial com o objetivo exclusivamente de aumentar suas vendas. A partir desse momento é que a data passou a ser comemorada, com o consumo de presentes.
Deus abençoe e proteja as nossas crianças, e que o verdadeiro sentido do seu dia seja uma lembrança de que elas tem o seus direitos garantidos e precisam ser respeitadas. Toda criança precisa de proteção, tem direito a um lar, à alimentação adequada e saudável, educação, saúde, etc! Que a euforia do comércio e do consumismo não camuflem a triste realidade de sofrimento e privação dos direitos de muitas crianças do nosso Brasil e do mundo. (Camila Fernanda Pavan - PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).


PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO REALIZA
CAMPANHA “PORTA A PORTA”

Mais uma etapa da reforma da Capela Santa Paulina foi concluída, com a sua cobertura.
A comunidade se dedica ao trabalho através de promoções para angariar fundos, e também através da Campanha “Porta a Porta”. Os próprios membros da comunidade paroquial  vão de casa em casa no bairro da Nova Bauru para divulgar promoções, rifas e outros. Quem participa sempre participa de algum sorteio como forma de agradecimento.
Convidamos a todos os paroquianos a participarem dessa campanha e promoções. Para maiores informações sobre como participar, entre em contato com a secretaria da matriz pelo tel: 3277:3777. Sua ajuda será muito importante!
O próximo passo é demolir a pequena casa que acolhia os fiéis para as celebrações eucarísticas e atividades de pastorais, isto é, a antiga capelinha.
Através da grande conscientização das pessoas, estamos no caminho certo e em breve a nova Capela de Santa Paulina será inaugurada para melhor acolhimento dos fieis. (Renata Aparecida Bueno Antunes - MECE – Paróquia São Paulo Apóstolo).

REGIÃO PASTORAL 2 REALIZA ASSEMBLEIA GERAL
E REÚNE PAROQUIAS

No dia 2 de setembro, foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a Assembleia Geral da RP2 (Região Pastoral 2) que compreende as seguintes paróquias: São João Batista (Iacanga), Santa Catarina de Alexandria (Arealva), Santa Luzia (Bauru), São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora das Graças, São Brás, Beato José de Anchieta e Santa Edviges.
As atividades do dia tiveram início com a Santa Missa às 8h. Após o café da manhã e em seguida, a Assembleia, que teve como objetivo eleger novos coordenadores da Região Pastoral.
Padre Gilson Maia, coordenador da Região Pastoral 2 enfatizou a importância dessa responsabilidade e expôs sua opinião sobre os assuntos abordados que se referem à liderança nas comunidades.
Parabéns às coordenadoras da RP2 eleitas para o próximo mandato: Luci (São Brás) e vice: Fernanda (Nossa Senhora das Graças). (Renata Aparecida Bueno Antunes - MECE – Paróquia São Paulo Apóstolo).


 

GENTE QUE FAZ!
A Paróquia de São Paulo Apóstolo tem muito a agradecer às pessoas que contribuem nos projetos de evangelização e de melhorias da estrutura da igreja.
Neste mês de outubro externamos o nosso reconhecimento ao Sr. Joacir (coordenador do CPP), que dedica o seu tempo de descanso, sábados e domingos para ajudar nas pequenas reformas da igreja.
Obrigado por esse maravilhoso exemplo de força e dedicação! (PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).


CERCO DE JERICÓ – 17 A 23 DE SETEMBRO 
A Paróquia São Paulo Apóstolo realizou, pela primeira vez, um evento muito importante, realizado por muitas comunidades. Trata-se do Cerco de Jericó.
Durante uma semana, os fiéis puderam participar intensamente na presença de Deus através das santas missas, que proporcionaram momentos de louvor, oração e adoração. A cada dia, um tema diferente era abordado, de acordo com a liturgia.
Houve muitos testemunhos, pessoas que vieram se encontrar verdadeiramente com Cristo através da forte presença do Santíssimo Sacramento, curar e libertar-se dos seus pecados, na celebração do Cerco do Jericó.
Foi muito positiva a participação das pessoas e pudemos contar com a presença de várias comunidades de Bauru.
O Cerco de Jericó recorda um fato importante do Antigo Testamento: a conquista da cidade de Jericó pelos judeus, liderados por Josué (Js 6,1ss). O plano da vitória foi revelado por Deus, de um modo concreto e detalhado. Durante seis dias o povo deveria dar uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, sete voltas. Josué e todo o Israel executaram fielmente as ordens recebidas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram. Assim, Josué, líder do povo de Israel após a morte de Moisés, pôde introduzir Israel na Terra Prometida.
Agradecemos a Deus e ao nosso pároco, Frei Cícero Ferreira dos Santos pela iniciativa. Que todas as muralhas do egoísmo, dos vícios e do pecado sejam derrubadas em nossas vidas, através da sincera conversão, da força da oração, da vivência dos mandamentos e da caridade. (Edna Bonotto Pavan - Liturgia – Paróquia São Paulo Apóstolo).