Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO FREI ALFREDO



ANIVERSÁRIO FREI ALFREDO

É uma grande alegria para nós podermos parabenizar por mais um ano de vida e grande dedicação em nossa paróquia, nosso querido Frei Alfredo.
            O que dizer sobre alguém tão especial quanto Frei Alfredo? Dizer que sua dedicação é exemplar, que seu zelo pelo sagrado é admirável, sua competência como formador inspira, suas homilias são edificantes e que, além de tudo isso é um grande amigo, sempre presente, divertido, de uma boa conversa e sincero. Dizer tudo isso é pouco para expressar o que o senhor nos representa. O melhor é poder dizer que és um grande ser humano, uma pessoa especial e exemplar, e que através do senhor, Frei Alfredo, podemos ver Jesus pelas suas atitudes, gestos, palavras e maneira de ver e viver a vida.
            Enfim é seu aniversário, mas quem ganha o presente somos nós, por desfrutarmos da sua amizade e presença em nosso meio. Assim, queremos desejar-lhe muita saúde, paz e grandes alegrias. Que Deus continue te iluminando e te fazendo verdadeiro discípulo de Jesus, tão especial nesta linda vocação. Que Maria Divina pastora guie seus passos e que Santo Inácio o proteja sempre, um grande e fraterno abraço. (Fernanda Borges – Pascom da Paróquia Santa Luzia)











            

Matérias Informativo - Setembro 2012



EDITORIAL SETEMBRO
Caríssimos, a paz a todos!
Começamos o mês de setembro felizes por termos vivido um mês vocacional tão intenso, especialmente com o encerramento do nosso Ano Vocacional Inaciano (AVI) em romaria ao Santuário Nacional de Aparecida.
Foi um Ano Vocacional repleto de atividades tais como celebrações litúrgicas, caminhadas, noites e momentos de espiritualidade e partilha, promoções, via-sacra, terços, novenas, encontros para oração etc, tudo com o intuito de nos levar a acolher a proposta feita pelo projeto e encaminhado pelos delegados em cada comunidade. Tudo isso nos ajudou, sem dúvida, a aprofundarmos a questão vocacional.
O lema que nos animou e incentivou: “Senhor, desperta agora a minha vocação para ir ao teu encontro! Para que todos tenham vida em abundância”!foi uma feliz escolha para nos ajudar a olhar para a nossa própria resposta e vivência vocacionais.
O encerramento coroou essa experiência inter-congregacional com a peregrinação ao Santuário Nacional, no encontro com outras fraternidades. A alegria estava estampada nos semblantes, a convivência foi oportunidade para estreitar os laços, a presença de Dom Luiz Antonio Guedes, tanto na missa quanto no encontro na parte da tarde é motivo para agradecer a Deus a Sua generosidade através de quem sabe ser benévolo. Muito obrigado a ele e à toda a organização da romaria de Campo Limpo por ter nos acolhido para celebrarmos juntos esse momento tão importante da nossa caminhada.
Obrigado a todos os oblatos que, de coração generoso participaram e compreenderam se, num santuário daquele tamanho e num domingo com a presença maciça dos romeiros, nem tudo em relação ao conforto saiu como o planejado. Coisas que fogem à nossa responsabilidade, mas que um coração generoso e de boa vontade, sempre quer e sabe compreender.
Parabéns à toda a diretoria dos Oblatos Inacianos porque se esforçaram e organizaram tudo da melhor forma possível! Deus saberá recompensar a dedicação.
Quanto aos frutos sugeridos para permanecer em nossas comunidades, todas as fraternidades receberão as sugestões e poderão optar pelo que mais lhes aprouver, pois todas as sugestões foram ótimas e manterão a chama viva desse ano especial.
À toda nossa família inaciana e a todos os que peregrinaram conosco como família, um abraço e um agradecimento especial. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! (Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA – Superior dos Missionários Inacianos).


CERCO DE JERICÓ
“FOI PELA FÉ QUE DESABARAM AS MURALHAS DE JERICÓ, DEPOIS DE RODEADAS POR SETE DIAS”. (Hebreus 11,30.)
Muitas vezes coisas difíceis acontecem em nossas vidas e com o tempo vão se transformando em muralhas que não conseguimos mais derrubar. Por que isso acontece?
Diversas vezes olhamos para os lados e não conseguimos achar alguém para nos dar apoio ou um ombro amigo para escutar as nossas preces. Quantas muralhas precisam ser derrubadas pelo poder de Deus em nossa vida e em nossa sociedade?
Para acharmos as respostas de tantos questionamentos que fazemos a nós mesmos e a Deus, eis um chamado para participar do CERCO DE JERICÓ.
Este será um momento de encontro verdadeiro com Deus, com a Sua Palavra e com a Eucaristia.
Mas você deve estar se perguntando: Porque participar do Cerco de Jericó?
Somente a forçade Deus poderá operar tantas graças necessárias em nossas vidas. Por isso celebraremos esse maravilhoso momento que terá como principio a restauração, mas não estamos falando de uma restauração aparente, disfarçada de um bem estar momentâneo, e sim da RESTAURAÇÃO feita por DEUS, de maneira transformadora, e por isso podemos dizer que o Cerco de Jericó será um convite para a“ Restauração da vida para o avivamento de uma nova Sião, de um novo Pentecostes no amor de Deus”.
O Cerco de Jericó acontecerá na matriz São Paulo Apóstolo de 16 a 23 de setembro, a partir das 19h30. Contamos com a presença de todos, e que o Senhor nos abençoe! (Andreza Mantovani – coordenadora RCC – Paróquia São Paulo Apóstolo).



7 DE SETEMBRO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL?

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por esse ideal. Podemos citar o caso mais conhecido, como o de Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nessa ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia esse ideal.
Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Após o conhecido como o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.
Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
Foi então que proclamou: "Independência ou Morte!". Esse fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem esse dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, esse fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou. (Camila Fernanda Pavan – PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).

ENCERRAMENTO DO ANO VOCACIONAL INACIANO
PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO

Desde o mês de agosto de 2011 até agosto de 2012, pudemos contar com as atividades do Ano Vocacional Inaciano (AVI) na comunidade paroquial de São Paulo Apóstolo. O projeto foi iniciativa do superior da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia (CMSIA) para todos o frades, fraternidades e comunidades paroquiais inacianas.
De acordo com o projeto e a carta convocatória dirigida às comunidades o objetivo foi: Revigorar e fortalecer o sentido de identidade inaciana promovendo uma volta às origens para reacender e promover um “mergulho” no carisma dado ao nosso fundador, fazendo com que cada frade, comunidades religiosas e paróquias inacianas sejam promotores vocacionais que cativem, contagiem e animem as vocações para a Família Inaciana com o intuito de um singular aumento de vocações, seja para a vida consagrada, sacerdotal ou leiga consagrada, divulgando o conhecimento da Congregação em todo o mundo, especialmente nos ambientes de presença inaciana”.
Durante o período do AVI 2011-2012 contamos com as Celebrações Eucarísticas, os Terços, a Hora Santa Inaciana e a Adoração,em prol as vocações.
Para encerrarmos as atividades do AVI em nossa paróquia, deu-se início no dia 5 de agosto com a Santa Missa a Semana de Orações do AVI e foi até o dia 10, abordando temas como:
1º dia: Espiritualidade Inaciana;
2º dia: Noite das Famílias e da Vocação do Leigo Consagrado;
3º dia: Leitura das Cartas de Santo Inácio de Antioquia;
4º dia: Hora Santa Vocacional Inaciana;
5º dia: Noite Penitencial.
Vivenciamos esses momentos de uma forma bem positiva. Os fiéis puderam adquirir maiores conhecimentos sobre o AVI e a CMSIA e, com certeza, muitas vocações foram despertadas. A nossa missão de agora em diante é manter acesa a chama da vocação em cada um de nós porque Deus espera de nós uma resposta.
Que Santo Inácio, Mártir, seja o nosso guia nesta caminhada. (Camila Fernanda Pavan – PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).

PRIMAVERA
(22 DE SETEMBRO)

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora. No hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". No Hemisfério Norte, começa no dia 20 de Março e termina no dia 21 de Junho. Já no Hemisfério Sul, começa no dia 22 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Época de flores, muitas flores. Assim é reconhecida a primavera, estação que fica entre o inverno e o verão. É tempo propício para se observar a natureza colorida de flores e aproveitar para passar muitas horas em contato com ela.
Nos países da América do Norte a neve derrete e muitos animais acordam depois de dormirem durante o período mais frio do inverno. Já nas regiões polaresa primavera começa mais tarde e não dura muito tempo. Durante a primavera os dias são mais longos e a temperatura mais elevada do que no inverno. Porém, em países tropicais, como o nosso, em muitas regiões a primavera não traz muitas alterações no clima quando comparada ao inverno, principalmente se ele não tiver sido muito rigoroso.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração.A cada dia que passa o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo. Essas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão passíveis de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações.
Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primaverater temperaturas amenas ao longo da estação. (Camila Fernanda Pavan – PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).


REFORMA NA CRECHE NOSSA SENHORA DO DESTERRO

Nossa Creche Nossa Senhora do Desterro, conhecida também como Cantinho Inaciano iniciou uma ampla reforma no dia 18 de julho. Isso foi possível através do evento Lanche Bauru, que por iniciativa dos colaboradores Rotary Clube e Caetano Tubos, puderam arrecadar fundos para esse fim. O objetivo é melhorar o espaço ocupado pelas crianças e realizar as atividades educacionais com mais propriedade e conforto.
Infelizmente, num curto período de tempo nossa Creche foi roubada diversas vezes. Foram roubados itens da alimentação das crianças, utensílios, bem como houve danificação do espaço. Pedimos à toda a vizinhança que recebe os benefícios da Creche, que faça uma denúncia anônima se souber ou presenciar fatos desse tipo em nossa Creche. Aqui vai um agradecimento especial à empresa MAFOR, através do Sr. Roni, que ao receber a solicitação de ajuda para a segurança através do Frei Alfredo Francisco de Souza, prontamente estendeu a mão para nos ajudar doando todo o material de segurança e instalação da cerca de proteção (concertina). A Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia agradece a todos os nossos benfeitores.
Se você quiser ajudar nossas crianças com doações ou participar do Projeto Corrente do Bem entre em contato conosco para maiores informações através do tel: 3239-4187.(Edna Bonotto Pavan – Liturgia – Paróquia São Paulo Apóstolo).

  
CAPELA  SANTA MARIA  GORETTI

Com a Graça de Deus  e a colaboração  dos paroquianos  na “Campanha dos Vidros” para a  Capela  Santa  Maria  Goretti, adquirimos os vidros e começamos a sua colocação, após a conclusão da pintura das esquadrias, doação de serviço do Sr. Aparecido Maldonado e Filhos, a quem somos gratos. Assim, brevemente a comunidade local poderá voltar celebrar a Eucaristia tão esperada na Capela, bem como ter acesso ao espaço para fazer suas orações. Todos os colaboradores da Campanha dos Vidros, fiquem atentos ao sorteio aos benfeitores no mês de setembro. Deus abençoe a todos. (Maria Aparecida Cabelo – Coordenadora do CPP - Paróquia Santa Luzia)

MELHORIAS NO SALÃO PAROQUIAL
(Paróquia Santa Luzia)

No mês de agosto o nosso salão paroquial começou a receber as melhorias previstas no projeto administrativo traçado na última assembleia paroquial de pastoral. Trata-se da colocação dos rufos nas laterais de suas paredes. Temos ainda muito a fazer. Aos poucos, chegamos lá, como tudo que fazemos em nossa paróquia. Obrigado aos nossos colaboradores dizimistas! (Maria Aparecida Cabelo – Coordenadora do CPP - Paróquia Santa Luzia)



POSSE DOS NOVOS COORDENADORES DE PASTORAL DA PARÓQUIA SANTA LUZIA

A posse dos novos coordenadores de pastoral e movimentos da Paróquia Santa Luzia ocorrerá na missa do dia 16 de setembro às 19h30m. Jesus nos ensina emJoão 13, 1-9(O lava-pés) que todo trabalho é importante. A leitura de Marcos 4,35-41 (A tempestade acalmada) nos mostra que quando Jesus está presente em nosso meio ninguém perece. O Coordenador é aquele que segue Jesus acalmando, transmitindo esperança e coragem. Bom trabalho a todos, pois a messe é grande e os operários são poucos!


MEIO AMBIENTE–QUEIMADAS

É muito comum a prática de queimadas pelos moradores das cidades, principalmente nas periferias. Colocam fogo em lixos, restos de podas, móveis e utensílios domésticos descartados. “Por ignorância”, as pessoas fazem isso achando que estão limpando e pela facilidade de se livrar do incômodo, e não percebem que esta prática é nociva ao meio ambiente, à saúde e proibida por lei.
No período de estiagem essa prática gera um aumento considerado no atendimento nos postos de saúde e hospitais, e os principais afetados são as crianças e os idosos.
Os problemas mais comuns são os respiratórios, irritação nos olhos, inclusive o estresse que ocorrem por causa do excesso de fumaça no ar, além do que o meio ambiente, como um todo é prejudicado.
Para sanar este problema ou pelo menos amenizar as queimadas o Poder Público deve realizar algumas ações preventivas e isso gera custose, infelizmente, o Poder Público está despreparado para atuar com as devidas penalizações.
Mas é a sociedade, o povo, a vizinhança que precisa exercer a cidadania e fazer a sua parte. Em primeiro lugar, compreendendo que essa prática é nociva à saúde e ao meio ambiente e, por isso mesmo, devemos sim reduzir desperdícios, reaproveitar sempre que possível, praticar e incentivar a reciclagem, e devemos denunciar as pessoas que ateiam fogo aleatoriamente. Isso não depende do poder público, mas da consciência e boa vontade de todos nós.
A queimada urbana é uma fonte de poluição evitável, por isso a educação ambiental é fundamental. As pessoas precisam se conscientizar que o homem é o único que pode conservar, preservar, para termos um planeta melhor. (Cristina Pollini – PasCom - Paróquia Santa Luzia).

GENTE QUE FAZ

O nosso “GENTE QUE FAZ” destaca, agradece e homenageia neste mês de setembro o Sr. Damião Trindade da Silva. Há anos que ele, mesmo morando em outra região paroquial, vem sendo um importante instrumento e exemplo de serviço e comprometimento em nossa comunidade. Obrigado, “seu Damião” pela presença humilde, simples e exemplar. Ele como tantos outros adotou a nossa comunidade e também foi “adotado” por nós. É gente que faz! (Aparecido Sebastião – Paróquia Santa Luzia).

MUITO OBRIGADO!

Agradecemos todas as empresas e as famílias que patrocinaram o 1º Chá Beneficente em prol do Seminário Inaciano, realizado no GREB (Grêmio Recreativo dos Energéticos de Bauru) no dia 1º de agosto. Muito obrigado também aos participantes que prestigiaram e contribuíram com evento. Deus abençoe a todos! (PasCom – Paróquia Santa Luzia)



SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

O mês de setembro foi escolhido pela Igreja para celebrar a Bíblia. O motivo principal é porque no dia 30 do mesmo é comemorado o dia de São Jerônimo, o tradutor dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todasos idiomas do mundo, presente em quase todos as casas.
Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ilumina a caminhada do povo de Deus. Ela “é inspirada por Deusé útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16).
Foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que cresçamos na fé e na servidão ao projeto de Deus.
A Palavra de Deus denuncia as injustiças, os pecados e as situações desumanas, que são contrárias ao projeto do Reino, em que vivem tantos de nossos irmãos. A Bíblia é, acima de tudo, a proclamadora da boa nova vinda do Pai: Ele nos ama e caminha conosco, está ao nosso lado nos encorajando e fortificando nossa caminhada de fé. “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor!” (Frei Djalma Moraes – Noviço - PasCom – Convento Santo Inácio – Mártir.)

CARTA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA AOS EFÉSIOS (SIA aos Ef 15, 1-3)

Não se deixar seduzir pela heresia

15.¹É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre «que falou e tudo foi feito», também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai. ²Quem de fato possui a Palavra de Jesus pode até ouvir-lhe o silêncio; para ser perfeito, para agir pelo que fala e ser reconhecido pelo que cala. ³Nada escapa ao Senhor; antes, o que é segredo para nós está perto d’Ele. Façamos, pois, tudo como se Ele em nós morasse, para sermos seus templos e Ele nosso Deus em nós. E é essa a realidade; e ela se manifestará aos nossos olhos, se o amarmos devidamente. (Capturado por: Frei Djalma Moraes – Noviço - PASCOM – Convento Santo Inácio – Mártir)


ESCRITOS DO FUNDADOR CÔNEGO GINO SERAFIM
Os julgados / Fev. 2002 (PARTE II)

Jesus não recorre ao sinédrio e nem aos romanos para livrar-se daquela situação, prefere mostrar o coraçãode Deus: “Vai e não peques mais”.
                João mostra que a Lei foi dada por Moiséis, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo ( Jo  1,7). Mas exatamente por isso Jesus é marginalizado e será morto. Era perto da Páscoa, isto é: o juízo da salvação de Deus se tornará a vitória definitiva de Cristo sobre o pecado e a morte.
                Jesus sabe disso! Por isso, renunciando condenar a mulher adúltera e desmascarando os seus acusadores, vai ganhando a sua própria condenação. Quem apóia ao marginalizados será um deles, sem dúvida, será marginalizado.
É a inata tendência de julgar, condenar e fiscalizar os outros e deveras, uma atitude natural do nosso orgulho.
Visão estúpida e míope torpeza:todos somos frágeis, imperfeitos e levianos diante de Deus e nem por isso Ele nos expulsa ou nos rejeita, se o buscarmos. Ele nos restaura constantemente na nossa dignidade de pessoa e filhos que somos, como Jesus diante da adúltera, sem interrogatório;mas abrindo-nos à uma alegre confiança de quem se sente amado e renascido através do perdão.  (Capturado por: Frei Djalma Moraes – Noviço - PASCOM – Convento Santo Inácio – Mártir)

ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE: REVOLUÇÃO JESUS

Os Missionários Inacianos (CMSIA) em Bauru, em parceria com os Amigos da Canção Nova e o Setor Juventude da Diocese de Bauru promoverão nos dias 10 e 11 de novembro o Acampamento Revolução Jesus.
Trata-se de um momento em que os jovens, sedentos da presença de Deus, se encontrarão num acampamento para juntos compreenderem um pouco o sentido de ser cristão e da importância em estar inserido na Igreja.
Iluminados pelo Espírito Santo, todos os que se propuseram a trabalhar por esse evento, levarão até esses jovens um alento e uma luz para caminharem na presença da Santíssima Trindade em favor do Reino. Os pais devem motivar seus filhos a participar. O evento acontecerá no Convento Santo Inácio – Mártir, em Bauru. Aguarde maiores informações. JOVEM, CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!(Frei Djalma Moraes – Noviço - (PASCOM – Convento Santo Inácio – Mártir)

ENCERRAMENTO DO ANO VOCACIONAL INACIANO (AVI) 2011-2012

A Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia esteve em festa devido ao encerramento do seu Ano Vocacional no dia 19 de agosto.
Saímos com cinco ônibus de todas as comunidades inacianas de Bauru e São Paulo em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. Foram momentos fortes de encontro com Deus e de fortalecimento da convivência, da fraternidade e da identidade inacianas.
Iniciamos nossas atividades no período da manhã com a santa Missa na Basílica, na Solenidade da Assunção de Maria, presidida pelo bispo de Campo Limpo e benévolo da CMSIA, dom Luiz Antônio Guedes, e concelebrada pelos demais padres de sua diocese e padres inacianos.
O grande encontro contou ainda com a presença dos nossos frades, Oblatos e leigos de nossas comunidades e da Diocese de Campo Limpo.
Na celebração fez-se lembrar a nossa Congregação e o final de seu Ano Vocacional, enfatizando nosso carisma, espiritualidade e nossa história.
Representantes de nossa família inaciana entronizaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, juntamente com os leigos de Campo Limpo.
No período da tarde nos reunimos para uma conferência e partilha dos trabalhos realizados durante o Ano Vocacional Inaciano. Na conferência, iniciada pelo superior, frei Alfredo Francisco de Souza, o mesmo deu as boas vindas e destacou a importância de estarmos unidos como família inaciana e de todos os trabalhos que realizamos junto às nossas comunidades.
Pelas palavras de frei Ernane conhecemos um pouco da história do Cônego frei Gino Serafim, nosso fundador e, consequentemente da nossa Congregação.
Dom Luiz, nos fez relembrar um pouco do processo de ereção canônica da CMSIA e de como conheceu os Missionários Inacianos.
Enfatizou que, admira nossa auto-estima, ou seja, a capacidade de confiar em nós mesmos, nos trabalhos e paróquias que assumimos, oferecendo uma espiritualidade inaciana, vivendo a COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO.
Após as belas palavras de dom LuizAntonio Guedes, que emocionou a todos e trouxe grande alegria e gratidão de nossa parte, tivemos a oportunidade de conhecer, através dos delegados do AVI, os eventos ocorridos em cada comunidade e fraternidade, com os seus frutos. Também, o lançamento do livro de oração do oblatos inacianos “Usos e Costumes”.
Pudemos perceber o quanto essa iniciativa nos fez crescer enquanto família inaciana e intensificar nossa identidade e nossa intimidade com Deus, na oportunidade do projeto que tinha por objetivo fazer com que cada um de nós e nossas comunidades religiosas e paroquiais olhasse para si mesmo, diante do apelo vocacional, expresso no lema: “Senhor, desperta agora a minha vocação para ir ao teu encontro! Para que todos tenham vida em abundância!”
Para encerrar com chave de ouro esse grandioso momento, nos prostramos diante do Santíssimo Sacramento e, em sua presença vivificadora, colocamos nossas vitórias e desafios, as angústias e as alegrias e, principalmente nossa caminhada vocacional, enquanto família inaciana.
Num gesto de pertença, aos pés de Jesus Eucarístico, depositamos a vida de nossas famílias e da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia.
Nosso agradecimento a todos que rezaram e trabalharam conosco desde o início até o fim desse projeto. O Ano Vocacional Inaciano terminou, mas nossa luta vocacional continua. Que Santo Inácio – Mártir e Nossa Senhora Divina Pastora nos guiem e nos levem sempre até o Mestre das vocações: Cristo Jesus.
Frei Djalma Moraes – Noviço - (PASCOM – Convento Santo Inácio – Mártir)


sábado, 22 de setembro de 2012

QUEM É O MAIOR?


(Liturgia do Vigésimo Quinto Domingo do Tempo Comum)

A palavra de Deus na liturgia deste Vigésimo Quinto Domingo do Tempo Comum nos chama a atenção para o perigo das ilusões do poder, capaz de despertar no ser humano, sentimentos como a inveja. O desejo de poder, de reconhecimento e de grandeza acarreta situações e conseqüências danosas até mesmo entre os melhores amigos.
É denunciando esse perigo e suas conseqüências que a primeira leitura do livro da Sabedoria (2,12. 17-20) apresenta o modo de agir do pecador diante do justo.
O primeiro interpreta a lei ao seu gosto e a ridiculariza porque esta propõe um estilo de vida que ele não quer aceitar. Por isso vê na pessoa justa um ser perigoso por causa do seu testemunho e, movido pelos piores sentimentos, não suportando tal atitude, põe-se a perseguí-lo.
É por isso que a oração de hoje dirige a Deus uma súplica no Salmo 53 pedindo, sobretudo, que o Senhor interfira e transforme a situação de perseguição em que se encontra. É o que o leva a afirmar confiante: “É o Senhor quem sustenta a minha vida”!
O justo crê que vencerá o inimigo pela sua fé no Senhor e que Ele fará triunfar a Sua justiça. Então, o que vivia perseguido e injustiçado poderá render glória a Deus.
Continuamos lendo a carta de São Tiago (3,16-4,3) na segunda leitura. Ela nos avisa que, por mais que todos estejamos empenhados em viver a paz e até mesmo alcançar o sucesso, na maioria das vezes, não conseguimos porque fazemos guerra e somos incapazes de conviver e tolerar uns aos outros, principalmente porque cada qual se vê e quer ser o centro do universo. As desordens e o mal são inevitável entre nós, fruto da inveja e das rivalidades!
Está claro, portanto, que somente quando pudermos aceitar plenamente a sabedoria que vem de Deus, será possível viver em paz e colher os bons frutos das obras boas, porque os nossos corações serão por ela transformados.
No Evangelho de Marcos (9,30-37) Jesus está se dirigindo à Jerusalém, numa viagem que O levará à paixão-morte-ressurreição. O evangelista lembra isso através deste segundo anúncio da Paixão. Diante disso a incompreensão dos discípulos é grande e parece crescer cada vez mais, quando deveria esperar-se, justamente, o contrário.
O Evangelho a sublinha com o contraste entre Jesus que caminha para ser “o último dos últimos” na cruz e os discípulos que estão muito ocupados, discutindo sobre quem é o maior.
Conclui-se, assim, que a visão que tinham da “viagem messiânica” de Jesus a Jerusalém era, de fato, uma visão triunfalista e corresponde ao mesmo tipo de visão e de espera do povo hebreu da época.
Jesus veio para servir! O coração do Seu serviço à humanidade é constituído de Paixão e morte. Quem quiser seguí-Lo deve, sobretudo, imitá-lo nessa disponibilidade de serviço desinteressado. Quem quiser fazer parte desse projeto precisa deixar para trás a imagem do Messias triunfante, ligada ao poder e aos fortes, para acolher a imagem de um Cristo “fraco” entre os fracos e “pequeno” entre os pequenos. Contudo, é precisamente por causa dessa atitude e comportamento que Jesus é o verdadeiro filho de Deus, de acordo com a lógica divina. 
Marcos destaca que Jesus queria estar a sós com os discípulos porque estava ensinando. Trata-se de um ensinamento particularmente solene, como sublinha o evangelista, ao descrever Jesus como um Mestre na cátedra, em meio aos seus discípulos. É, de fato, aos doze, que Jesus se dirige. Este é um fato raro em Marcos que, geralmente, mostra Jesus falando à multidão ou apenas junto dos discípulos.
Os ensinamentos dirigidos aos doze constituem o coração da mensagem do Reino e caracterizam a Igreja. Os discípulos, contudo, assim como nós muitas vezes, não estão dispostos e nem abertos para acolher um anúncio que passa também pelo processo de sofrimento e morte, para depois chegar à ressurreição: “Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar”.
Aliás, parece que querem evitar o “assunto”. O medo de perguntar não teria sua raiz numa resposta que já supunham e por isso mesmo, não querem aprofundar? Ou porque buscam uma coroa sem cruz, uma glória sem sacrifício e uma vitória, como tanto se anuncia hoje, sem o menor esforço?
Jesus, de fato, escolhe aqueles que serão “colunas” (Mc 3,13): “Jesus subiu a montanha e chamou os que Ele quis; e foram a Ele”... e depois, os envia solenemente em missão: “Ele chamou os doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Mc 6,7).
Aqui temos a definição das condições basilares para a construção da Igreja. A primeira é o esforço concreto de cada um para colocar-se no último lugar, isto é, ser servo!
 Jesus define, assim, a Sua Igreja não segundo uma lógica de poder e de hierarquia baseada no poder, mas ao contrário, segundo uma lógica de serviço e, conseqüentemente, propõe uma hierarquia baseada na disponibilidade de servir.
Por outro lado, esta é também a lógica normal sobre a qual se edifica a família. Na família quanto mais os pais se colocam na condição de serviço, de disponibilidade e de ajuda principalmente nas dificuldades e nos confrontos dos filhos, mais eles se tornam o verdadeiro centro e referência da vida da família.
Em família, na realidade, nos dirigimos espontânea e livremente na direção de quem se põe a serviço, na direção de quem age para o bem de todos. Na verdade é assim que se constroem de forma natural as hierarquias internas. Este é, certamente, um projeto exigente e que requer um profundo compromisso por parte de quem deseja colocar-se a serviço na difícil tarefa de conduzir o rebanho de Deus.
Significa compreender e colocar em prática a exigência de tornarem-se os últimos, os menores, como era o último na sociedade daquele tempo a criança, considerada apenas se fosse útil e quando podia servir.
Depois, era relegado a um canto qualquer, porque não merecia ter suas opiniões ouvidas pelos adultos e também porque as suas reivindicações não eram importantes e não tinham nenhum tipo de força para impor-se.  
Ao escutarmos a Palavra de Deus neste domingo, peçamos ao Senhor que, alimentando-nos na mesa da Eucaristia, tomemos consciência de que para os discípulos de Jesus existe apenas um caminho a seguir, para serem sempre os “primeiros neste mundo”, e para serem verdadeiros discípulos de Jesus: colocarem-se a serviço dos mais fracos e fazerem-se últimos, para partilhar as esperanças e os sofrimentos dos últimos. (Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA – Superior dos Missionários Inacianos – formador@inacianos.org.br – Website: www.inacianos.org.br).