Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


quarta-feira, 16 de março de 2011

Catequese - Preparação dos Encontros

A Equipe de Catequese da Paróquia Santa Luzia, através de cuidadosa preparação dos encontros catequéticos, visa obter resultados positivos quanto ao objetivos propostos no Planejamento anual. Fundamentados na Palavra de Jesus, "Vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10), buscando a cada encontro gerar Vida Nova, com novos valores, novas atitudes e comprometimento. Ao desenvolvermos o método ver, julgar, celebrar, agir e avaliar temos como ponto de partida o "olhar a vida", ou seja, a realidade do conhecimento e experiências que cada criança traz de seu convívio familiar e da sociedade, possibilitando o aprofundamento de fatos, avaliando causas e conseqüências de toda dinâmica sócio-cultura, político-religiosa que nos cercam.  Esse olhar a vida é o momento de preparação para que a Palavra de Deus seja semeada. A partir dessa dinâmica a Palavra vai iluminar as realidades existentes e nos indicar as exigências de Deus em relação a nós e ao outro. Dentro do julgar colocamos o aprofundamento da Palavra e os apelos de transformação e conversão que Deus nos faz. Celebrar a fé e a vida é o momento forte de orar em conjunto na alegria e no perdão, o que nos alimenta é o foco do nosso encontro -  O CRISTO - o único necessário. Assim, todo encontro deve conscientizar, restaurar, transformar, comprometer e gerar Vida Nova, pois o "homem novo" a partir do encontro com o Senhor, não pode mais ficar de braços cruzados e passivo diante dos acontecimentos, mas tornar-se Luz do Mundo e Sal da Terra. A Equipe da Pastoral Catequética, alicerçada na Família, que tem papel preponderante neste processo, se esforça para cumprir sua missão evangelizadora tendo como sinais visíveis a Acolhida, o Amor e o Compromisso Cristão, através do serviço à Comunidade. (Coordenação da Catequese)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Encenação da Paixão de Cristo: Arte e Missão na cidade!

Neste ano de 2011realizaremos a 8ª Edição da Encenação da Paixão de Cristo e Campanha da Fraternidade no anfiteatro Vitória Régia. O destaque desse acontecimento é a sua mensagem através da arte feita pelos fiéis das nossas comunidades inacianas, tendo à sua frente, a paróquia de Santa Luzia, Virgem e Mártir. O evento está presente nos diversos meios de comunicação da cidade e por fazer parte do Calendário Diocesano, esse evento artístico-religioso é realizado há 8 anos pelos Missionários Inacianos. Desde então, contou com a presença do então bispo diocesano, o querido D. Luiz Antonio Guedes que dava sua mensagem de Páscoa às mais de duas mil pessoas que sempre prestigiam o evento. Nos anos anteriores Frei Alfredo foi o criador dos textos das apresentações, que a cada ano busca refletir os últimos momentos da vida de JESUS CRISTO sob a ótica que a Campanha da Fraternidade propõe à Igreja no Brasil como reflexão, desafio e transformação da realidade. Neste ano o tema da Campanha da Fraternidade é Vida no Planeta e trabalha o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rom 8,22), refletindo sobre a Criação e as e a necessidade de novas atitudes diante das questões ambientais. Inovando, neste ano, Frei Alfredo, abriu espaço à comunidade para partilhar idéias, conceitos, abordagens e sugestões sobre cenário, figurino, som, imagem, etc. Para essa “coleta” nos reunimos na sala Santo Inácio Mártir, da matriz de Santa Luzia, no último dia 18 do mês de fevereiro. Houve expressiva participação da comunidade, num momento de integração e partilha fortalecendo, em todos nós, o conteúdo dos talentos que completam e enriquecem quando a serviço do Reino. Foi um momento de aprofundamento do tema central, repleto de idéias criativas e interessantes. Também foi criada uma grande equipe de trabalho que inicia os trabalhos desse grande evento. Toda comunidade está convidada a participar, pois são muitas as áreas de trabalho e há espaço e necessidade de todos. Portanto, o texto da 8ª edição está sendo gestado sob as luzes do Espírito Santo, através de toda competência e sabedoria de Frei Alfredo, e a parcela de contribuição da comunidade. Rezemos pelo êxito deste evento e para que as autoridades da cidade possam contribuir cada vez mais patrocinando este evento, a exemplo de muitas cidades da nossa Região. (Guiomar)


   







terça-feira, 8 de março de 2011

Batismo

Receberam o Sacramento do Batismo, em 20/02/2011:
- Pedro Andrade Pereira
- Giovana Genaro Morena
- Ana Luiza Barreto Santo Pietro
- Ana Carolina Pampini Tarcinalli
- Arthur Miguel Guerra

Devemos viver os Sacramentos, a graça e o poder de Jesus Cristo que está neles e recebê-los sempre dignamente, na missa, na Comunhão, na confissão e em todas as liturgias da Igreja.
Peçamos ao Espírito Santo o dom de Piedade, para receber sempre dignamente os Sacramentos, principalmente, vivê-los na vida da comunidade.

(Pastoral do Batismo)

Novena Desatadora dos Nós

Iniciando as atividades da Capela Santa Maria Goretti, todas às quintas-feiras, 16h, acontece a missa da saúde, e a unção com o oléo dos enfermos para todas as pessoas. Também, o retorno da novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Peçamos à Maria, nossa Mãe, que nos guie em nossa missão diária, para sermos difusores da Palavra do Senhor. Maria aquela que desata os nós, rogai por nós!

(Coordenação da Capela Santa Maria Goretti)

Retiro das Pastorais

Diante do compromisso assumido perante a Igreja, e da necessidade de um momento de preparação e revigoramento para início das atividades pastorais, todos os agentes de pastoral estão convocados a participar dos Retiros das Pastorais, que ocorrerá no dia 13/03, às 8h-17h, Matriz de Santa Luzia.